Espanhóis pretendem reformar mais de 500 vias em Montanejos

0

A área de Montanejos, em Valência, abriga alguns dos primeiros setores de escalada esportiva da Espanha que começaram a ser equipados cerca de 40 anos atrás. O local que possui mais de 200 setores de escalada e 2.000 vias tanto tradicionais como esportivas, já foi referência entre os escaladores dos anos 80 com suas linhas emblemáticas e com o alto grau de dificuldade para a época. No entanto, nos últimos anos com a evolução da escalada no país, os setores com características peculiares ficaram esquecidos.

Um dos setores de Montanejos – Foto: Pablo Benedito.

Assim o Clube Montanejos de Escalada e Montanha (CEMM) em parceria com alguns escaladores antigos da região, decidiu reformar toda área de escalada. O objetivo é tornar as vias mais seguras para a escalada e colocar Montanejos de volta na rota das escaladas esportivas do país.

O projeto é reformar as vias mais fáceis para deixa-las mais seguras e trocar as proteções das vias clássicas e mais difíceis por ancoragens mais modernas utilizando produtos químicos e bolts de inox para fixá-las. Bem como serão adicionadas ancoragens individuais para cada rota. Todavia eles também pretendem manter as características originais de algumas vias, a fim de conservar a história do local. O grupo ainda irá melhorar os acessos e  trilhas dos setores.

Grupo trabalhando na revitalização dos setores de escalada em 2021.

Eles começaram os trabalhos com alguns mutirões de limpeza. Todavia eles estão realizando uma campanha para arrecadar fundos para concluir as reformas das vias. Eles calculam que para cada via de 40 metros serão gastos 175 euros entre novas ancoragens, bolts e cola química. Além a doação financeira eles também aceitam ajuda com os trabalhos tanto de reforma das vias como das trilhas e a doação de ferramentas e materiais.

“Queremos que todos se sintam parte deste projeto que apenas começou, que a Montanejos volte a ser uma referência e que tantos anos de trabalho investido, ilusões e histórias de melhoria em torno dos seus percursos não se percam. Vejo vocês nas paredes ”, escreveu o grupo.

Via Tragal Pericondrio em Montanejos.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário