Vem aí mais uma edição do Mosquetão de Ouro! A edição de 2019 vai ser entregue durante a Abertura da Temporada de Montanha do Rio de Janeiro, o Rio nas Montanhas, no dia 27 de abril. O prêmio é organizado pela Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME). O evento é inspirado no prêmio francês Piolets d’Or, que existe desde 1991. Aqui no Brasil essa será a 5 edição.
O prazo para as indicações foi aberto dia 18 de fevereiro e a indicação deve ser feita AQUI, nesse formulário!
O objetivo do prêmio é incentivar o estilo ético de ascensões e conquistas de montanhas, da abertura de trilhas e de vias de escalada, e das ações desenvolvidas em favor do esporte e das montanhas. Inovação, experiência, respeito, compromisso, autonomia, e feitos atléticos.
São 6 categorias que compõe a premiação: Montanhismo, Escalada, Escalada Esportiva, Montanhismo e Sociedade, Montanhismo e ação local e Vida na Montanha.
A indicação dos candidatos a cada categoria é feita pelo público geral. Qualquer pessoa pode fazer uma indicação, por meio de formulário específico para essa função. Após encerradas as indicações, a Comissão faz uma seleção de 3 candidatos de cada categoria e daí é aberto para a votação popular, no site RionasMontanhas.com.
Para a seleção do vencedor serão computados: o voto popular (1 voto), o voto CBME (1 voto) e voto da Comissão do Mosquetão de Ouro (1 voto). Em caso de empate, o voto da Comissão decidirá o vencedor.
>>> Faça a indicação do seu candidato AQUI nesse formulário!
O prazo para indicações é de 18 de fevereiro a 15 e março.
Em 2019 a Comissão é composta por 5 montanhistas reconhecidos:
Delson de Queiroz (Coordenação) – RJ
Eliseu Frechou – SP
Flavio Daflon – RJ
Irivan Burda – PR
Pedro Leite – MG
Veja o Cronograma das Datas de 2019:
18/2 – Abertura das indicações (aqui)
15/3 – Encerramento das indicações
16/3 – 7/4 – Análise pela comissão
08/4 – 21/4 – Três concorrentes divulgados e abertura da votação nos indicados
27/4 – Cerimônia de premiação no Rio nas Montanhas, às 18h, na Praça General Tibúrcio, no Rio de Janeiro.
Mais informações e detalhes sobre a premiação veja na página do prêmio.