Everest registra primeiros cumes da temporada 2024

0

Com a chegada da equipe de Sherpas responsável pela abertura da rota ao cume do Everest, a temporada de escalada 2024 está oficialmente aberta. No total 10 sherpas chegaram ao cume, em 10/05.

Equipe responsável pela fixação de cordas. Foto: Seven Summit Trek

Tenjing Gyaljen Sherpa, Pemba Tashi Sherpa, Lakpa Sherpa, Dawa Sherpa, Lakpa Rinjee Sherpa, Namgyal Dorjee Tamang, Dawa Rinjee Sherpa, Pam Dorjee Sherpa and Suk Bahadur Tamang chegaram ao topo da maior montanha do mundo com a liderança de Dendi Sherpa.

Com o caminho aberto tanto no lado Nepalês como no lado Chinês, diversos montanhistas se preparam para a escalada. Filas de escaladores se formaram nos gargalos da Cachoeira de Gelo do Khumbu. Em 11/05, o montanhista ucraniano Valentyn Sypavin foi o primeiro estrangeiro a chegar ao cume esse ano. Ele estava acompanhado de Sanu Sherpa.

Obstáculo na Cascata do Khumbu. Foto: Alex Abramov

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário