Inspirando-se no prêmio Piolets d’Or, que é a maior premiação do montanhismo mundial, a Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME) lançou o prêmio Mosquetão de Ouro em 2015. Essa premiação, em sua terceira edição, visa celebrar a paixão, o espírito e os valores, bem como os feitos de atletas e pessoas do montanhismo brasileiro.
O prêmio objetiva incentivar o estilo ético e limpo de ascensões e conquistas de montanhas, trilhas de montanhismo e vias de escalada. Inovação, experiência, respeito e feitos atléticos serão considerados no processo de premiação.
Serão premiados atletas e personalidades, em diversas áreas de atuação do montanhismo, que estão empenhados em engrandecer o esporte, explorando os limites do possível em suas respectivas áreas de atuação e ajudando a aperfeiçoar as organizações do montanhismo.
O Mosquetão de Ouro é tanto uma celebração de experiências extraordinárias, feitos atléticos, rico em emoção, realizados um ambiente ético e em prol da comunidade montanhista.
CATEGORIAS
O objetivo específico do Mosquetão de Ouro é envolver a comunidade em um debate e premiação das pessoas e instituições que mais se destacaram no montanhismo brasileiro no último ano (com exceção da última categoria que é da vida inteira do indicado), seja com feitos atléticos ou para o aprimoramento da organização do montanhismo.
O Mosquetão de Ouro será dividido em seis categorias:
1) Montanhismo – incluindo trilhas, travessias e alta montanha, realizado de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2015. Essa categoria privilegia os valores básicos do montanhismo, como a autonomia, o comprometimento e a responsabilidade e o respeito com o ambiente de montanha e a cultura local. Não serão consideradas excursões de caráter marcantemente comercial, onde são utilizados guias e pesadas estruturas de apoio o alcance dos objetivos.
2) Escalada – incluindo a escalada de aventura, realizada em livre e artificial, em rocha, mista ou gelo, big wall e conquistas, realizadas de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2015. Essa categoria privilegia o comprometimento, a autonomia, a preparação técnica e psicológica envolvidos no jogo da escalada de parede.
3) Escalada Esportiva – incluindo a solução de problemas de boulder, psicoblock e encadenamento de vias esportivas, realizadas de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2015. Essa categoria privilegia, sobretudo a superação de problemas de alta dificuldade técnica, podendo envolver os componentes psicológicos de um highball e um psicoblock.
4) Montanhismo e Sociedade – Premia pessoas cujas ações ajudaram a preservar os valores do montanhismo, bem como o seu desenvolvimento e organização. Essa categoria busca privilegiar as ações de caráter nacional, regional ou estadual, pode ser conferido a pessoas, instituições, gestores de Unidades de Conservação, entre outros, desde que estejam ativos entre o período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2016.
5 ) Montanhismo e ação local – premia pessoas e instituições que realização importantes ações, de caráter local, para o desenvolvimento do montanhismo ou para a conservação ou recuperação de áreas de montanhas, entre outros, desde que estejam ativos entre o período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2015.
6) Vida na Montanha – Premia montanhistas pelo conjunto da sua obra, suas realizações e dedicação ao montanhismo.
Em 2017, será premiada uma pessoa/entidade por categoria, que receberá o troféu Mosquetão de Ouro.
CRITÉRIOS PARA PRÉ SELEÇÃO
A indicação será feita pelo público através de formulário online, onde serão preenchidas as informações solicitadas para a candidatura.
Será formada uma Comissão do Mosquetão de Ouro por indicação da diretoria da CBME, responsável por receber as indicações, verificar sua adequação em relação à categoria e ao feito e fazer uma pré-seleção. As indicações serão analisadas pela comissão, para avaliar o atendimento aos requisitos. A Comissão fará também o levantamento de um material de divulgação explicando o feito, sua representatividade e repercussão. Três nomes por categoria serão selecionados pela Comissão para concorrer a premiação do ano. As indicações relacionarão a pessoa indicada diretamente com o feito em questão.
As indicações considerarão aspectos que incluem, mas não são limitados à:
– Feito para o esporte
– Estilo da ascensão
– Espírito de Exploração
– Nível de comprometimento e autossuficiência da expedição
– Nível técnico exigido
– Nível de risco
– Respeito ao meio-ambiente
– Respeito à comunidade local e a outros montanhistas
SELEÇÃO DOS INDICADOS
Os indicados serão apresentados ao público através da divulgação de seus nomes e feitos no site:www.rionasmontanhas.com (edição de 2017).
A seleção será realizada através da apuração da eleição, onde serão computados o voto popular (1 voto), o voto CBME (1 voto) e voto da Comissão do Mosquetão de Ouro (1 voto).
O voto popular será apurado através de uma eleição pela Internet, com a seleção do nome mais votado por categoria.
O voto CBME será apurado através de uma eleição realizada entre as federações e associações filiadas, com a seleção do nome mais votado por categoria.
O voto da Comissão será apurado através de uma eleição realizada entre os membros da Comissão, com a seleção do nome mais votado por categoria.
Será, então, contabilizados o total de votos (1 voto popular, 1 voto das entidades da CBME e 1 voto da Comissão) para se chegar ao vencedor do ano. Em caso de escolha de três nomes diferentes, a Diretoria da CBME terá direito ao voto de minerva.
PRÊMIO
Será oferecido pela CBME um troféu ao vencedor de cada uma das categorias.
Na impossibilidade de comparecimento deste, o nome será anunciado durante evento relevante para o montanhismo brasileiro e o prêmio será enviado para o vencedor.