Felipe Camargo e Luana Riscado vencem Campeonato Brasileiro de boulder (CBME)

0

Durante a 2ª Semana Brasileira de Montanhismo nos dias 1,2 e 3 de Maio de 2015, organizado pela Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME), foi realizado um campeonato de escalada na categoria Boulder com participação de atletas de vários estados. Confira como foi:

O Campeonato Brasileiro de Escalada 2015 organizado pela CBME no Rio de Janeiro contou com a participação de grandes nomes da escalada. Contando com os route setters Jimmy Morales do Peru que ao lado de Alexandre Flores e Ralf Cortez comandaram a abertura de vias acompanhados de Silvio Neto, Arthur Estevez e Igor Pelsky. Este time de 6 route setters foi responsável por montar as quase 60 linhas de boulder para o festival.
 
O campeonato foi disputado em 3 dias intensos que exigiu que cada atleta estivesse focado durante muito tempo, o que elevou o nível de dificuldade dando ares de competição internacional. Com estrutura de primeiro mundo, montada na Praça General Tibúrcio na Urca, contou com a aprovação tanto de público quanto dos atletas.
 
1º Dia de Campeonato
 
O primeiro dia foi realizado logo na sexta-feira (feriado de 1º de maio) com duas categorias Juvenil (9 a 12 anos) e Junior (13 a 17 anos).
 
Se destacaram nestas duas categorias :
 
João Felipe Barbosa (Resende-RJ) – Campeão Categoria Juvenil Masculino
Caroline Nadvorny (Curitiba-PR) – Campeã Categoria Júnior Feminino
Pedro Henrique Ferreira (Vitória-ES) – Campeão  Júnior Masculino.
Sem usar os velhos clichês de “promessas” os três mostraram muito talento e bastante habilidade técnica, além de estilo nas movimentações.
 
2º Dia de Campeonato
 
O segundo dia de campeonato no período da manhã começou com a eliminatória da categoria “Elite Feminino” com 11 inscritas as quais disputaram 6 vagas para final.
 
A eliminatória foi realizada em formato “festival de boulder”, onde todos competem contra todos para acumular pontos por linha completada. Foram distribuídas 28 linhas de boulderes em 5 setores a serem completados em 3 horas de disputa. Para as finais classificaram-se: Angela Vargas, Andrea Farias, Glauce Ibraim, Camila Macedo, Luana Riscado e Maíra Vilas boas.
 
À tarde, debaixo que um sol de 40 graus, 27 homens disputaram a eliminatória da categoria Elite Masculina. As vias que variavam de V1 a V10 e garantiram diversão a todos os participantes que continuaram tentando as linhas até o último minuto buscando intensamente a classificação para a final.
 
Os 25 módulos de madeira deram estilo de movimentação aos boulderes e exigiram bastante dos participantes. Para a final, classificaram-se Rafael Pimenta, Melquior Saviotti, Gustavo Veiga, Rafael Passos, Jean Ouriques e Felipe Camargo
 
3º Dia de Campeonato
 
No último dia, o domingo de tarde as finais femininas e masculinas da categoria Elite aconteceram simultaneamente. Os 6 finalistas de cada gênero tiveram que escalar 4 boulders bastante exigentes e criativos para disputar os lugares mais altos do pódio.
 
Abusando de módulos e movimentações inusitadas os route setters motivaram o público e desafiaram os atletas que tinham que se contorcer para chegar ao topo. No fim os pódios fecharam respectivamente com Felipe Camargo, Jean Ouriques e Rafael Passos na categoria Elite Masculina.
 
Na categoria Elite Feminina subiram ao pódio respectivamente Luana Riscado, Maíra Vilas Boas e Camila Macedo.
 
Resultado Elite Masculino
 
Colocação Nome Estado
1 Felipe G. Camargo, São José do Rio Preto – SP
2 Jean Ouriques, Belo Horizonte – MG
3 Rafael Passos, Brasília-DF

Resultado Elite Feminino
 
Colocação Nome Estado
1 Luana Riscado, Niterói – RJ
2 Maíra Vilas Boas, Belo Horizonte – MG
3 Camila Macedo, Curitiba – PR
 
Quem ajudou
 
A 2ª Semana Brasileira de Montanhismo e o Campeonato Brasileiro CBME de Boulder foram realizados pela FEMERJ, e co-realizados pela CBME, com Patrocínio da Adrena Esporte e Aventura, Deuter, e Cia. Caminho Aéreo Pão de Açúcar.
 
A premiação em dinheiro para os vencedores foi oferecida pela FEMERJ.
 
Os prêmios foram oferecidos pela Deuter, Camelbak e Glaucio Agarras.
 
Veja mais:
 
Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário