A ultramaratonista mineira, Fernanda Maciel, conquistou mais um recorde mundial para chamar de seu. Em 24/12, ela se tornou a pessoa mais rápida a subir o monte Vinson. Com 4892 metros de altitude, esse é o ponto mais alto da Antártica e faz parte do projeto 7 Cumes.
Fernanda realizou todo o percurso da base até o cume em exatas 6h40min. Para ir e voltar ela gastou 9h41min e também garantiu o recorde como a pessoa mais rápida a escalar e descer dessa montanha. Fernanda estava acompanhada de Sam Hennessey, um montanhista local que também é corredor de montanha.
Essa foi a primeira vez que alguém fez esse percurso correndo. Normalmente, essa escalada dura entre cinco a sete dias. Além da inclinação da montanha que exige o uso de algumas técnicas de escalada (principalmente o uso de cordas fixas para jumarear), o frio intenso também dificulta a progressão. Assim Fernanda enfrentou temperaturas entre -25º C e -40ºC.
“A Antártida é um ambiente de isolamento, uma experiência de corrida bem louca e difícil. Fiquei assustada com a temperatura”, contou Fernanda. Ela teve alguns cotratempos com o crampon que precisou ser consertado e os óculos que congelaram.
:: Leia também: Fernanda Maciel escala o Aconcagua a partir de Horcones e bate recorde
A atleta também teve congelamentos no dedos das mãos, mas nada a impediu de chegar ao cume em tempo recorde. “O frio é fora do normal. Tirei minha luva para dar um clique na câmera e, por causa de 20 segundos, congelei meus dois dedos da mão. Demora para voltar. Já troquei de pele seis vezes e demora uns meses para voltar a sentir de novo”, disse ela ao site UOL.
Ela dedicou essa escalada a Hilaree Nelson, montanhista que faleceu no último ano enquanto descia o Manaslu.
Além do recorde no Vinson, a brasileira também é a mulher mais rápida a escalar o monte Aconcágua (6.962 m), o ponto mais alto das Américas, e o Monte Kilimanjaro (5.895 m), o ponto mais alto da África. Bem como a subida do Gran Paradiso e Matterhorn nos Alpes em apenas um dia. Feito que ela também realizou na famosa travessia brasileira Petrópolis x Teresópolis em menos de 4 horas.