Festival de Escalada no Gelo reúne atletas no EUA

0

Apesar de pouco conhecido no Brasil devido as condições climáticas de nosso país, a escalada no gelo é um esporte que tem ganhado cada vez mais adeptos em outros países, fazendo inclusive parte dos Jogos Olímpicos de Inverno. Domingo, 24/01, mais uma edição do Ouray Ice Festival nos EUA foi finalizada com a participação de vários atletas.

Os atletas se esforçaram para vencer os obstáculos da parede artificial.

Durante quatro dias, 46 atletas competiram em provas de escalada no gelo dentro do Desfiladeiro do Rio Uncompahgre em meio às montanhas de San Juan em Colorado, nos EUA. O 26º Festival Anual de Gelo Ouray  teve as tradicionais escaladas nas paredes naturais congeladas e também em paredes artificiais com módulos suspensos por cordas ou correntes e agarras.

Além das paredes naturais, os organizadores também montaram uma extensão artificial.

Devido às restrições contra o Covid-19, apenas atletas americanos puderam participar dessa edição do festival. Também não foi permitida a presença do público no desfiladeiro, mas o evento foi transmitido ao vivo pela internet. Assim, os atletas equipados com crampons e piolets afiados se esforçaram para conseguir os tops das vias, trazendo imagens de tirar o fôlego para o público.

Mesmo sem público, a competição foi uma das melhores dos últimos anos, afirmaram participantes.

O pódio da competição

A escaladora Corey Buhay, do Colorado, terminou em primeiro lugar entre as mulheres. Ela foi seguida por Angela Limbach, em segundo lugar, e Catalina Shirley, em terceiro. Entre os homens,  Keenan Griscom , de 16 anos , foi o primeiro colocado, seguido por Kevin Lindlau e Cody Stevenson.

Também houve uma competição de Speed no gelo, na qual Beth Goralski conquistou o primeiro lugar, seguida por Lindsay Hastings e Catalina Shirley. Na categoria masculina, Liam Foster ocupou o topo do pódio, Cody Stevenson ficou em segundo lugar e Tom Beirne em terceiro.

Veja os vídeo da competição clicando aqui.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário