Festival Outdoor do Araçatuba reúne amigos e amantes da natureza

0

Um grande encontro entre amigos e amantes dos esportes outdoor e da montanha regado com boa música, comidas deliciosas, atividades diversas e muita diversão. Assim foi o primeiro Festival Outdoor do Araçatuba em Tijucas do Sul, realizado entre os dias 27 a 29/09..

O objetivo do evento organizado pela loja Alta Montanha, pelo Gente De Montanha e pela TRC Brasil era promover o cultivo das boas práticas e o contato com a natureza. Praticantes de trekking, trail running, voo livre, escalada e simpatizantes desse estilo de vida se juntaram em uma chácara aos pés do morro Araçatuba. “Poder juntar vários esportes outdoor em um lugar mágico como o Araçatuba foi algo inexplicável, um grande evento”, avaliou Camile Carnasciali, da TRC Brasil.

Local do evento aos pés da montanha.

Cerca de 700 pessoas passaram pelo evento. Foram três dias de atividades com opções para todos os gostos. Famílias, crianças, jovens e adultos puderam confraternizar em um ambiente agradável e com muita natureza. Esse festival também reuniu pessoas que desejam começar a praticar o montanhismo. Assim, durante a confraternização, veteranos e novos entusiastas puderam trocar ideias e experiências.

Um grande acampamento com mais de 350 pessoas se instalou na chácara. Foram organizadas saídas de trekking para o cume com grupos de até 12 pessoas em diversos horários para evitar a superlotação da trilha. Para Bruno Bezerro de Souza da Trilha na Pegada “O evento superou as expectativas, com muitas opções de alimentação, atividades diversas, cinema e uma banda muito boa”.

Pessoal preparado para o trekking.

Houve ainda corridas de trail running nas categorias feminina e masculina. 80 atletas inscritos competiram nas provas de 6 km, 13 km, 19 km. O percurso foi inédito no Morro Araçatuba e contou com trechos na estrada de chão, nas trilhas e um visual espetacular. O intuito da corrida de montanha no festival foi confraternizar e tirar um pouco da pressão competitiva aos atletas, resultando em um excelente treino. Também tivemos a participação dos pequenos na corrida kids. Crianças de 4 a 12 anos para incentivo da nova geração do esporte.

Competição de Trail Running

Durante o final de semana, cerca de 50 escaladores participaram do festival de Boulder e conferiram as novas linhas e blocos dos setores Avenida Araçatuba e Terra Média. Também houve premiação e sorteio de brindes entre os participantes. “Foi uma vibe muito boa e todos os participantes estavam animados em querer voltar”, falou Fábio Lima, um dos organizadores do festival de boulder.

Pessoal escalando as novas linhas de boulder.

Premiação do Hike and Fly.

Também houve uma competição de Hike and Fly, na qual 16 pilotos decolaram enfeitando o céu do Araçatuba no domingo.  A atividade foi organizada pelo piloto Ericsson Souza e seguiu os moldes da famosa corrida alpina XAlps, na qual cada participante deveria subir uma trilha de 8km e decolar. Eles precisavam percorrer um circuito pré estabelecido por GPS durante o voo para finalizar a prova.  O atleta Kaina Moreira de Minas Gerais foi o campeão, seguido pelo seu irmão Vinícius Moreira. Em terceiro chegou o atleta Fábio e em quarto Leandro Montoya. O paranaense Claudio Mega levou o quinto troféu da prova.

Voos sobre o Morro do Araçatuba.

Além das competições esportivas o publico também pode participar de atividades culturais como os shows, palestras, cinema ao ar livre, exposições fotográfica, entre outros. Houve ainda um Curso de Emergências Outdoor para quem queria adquirir mais conhecimento.

E as crianças puderam se divertir com as várias atividades pensadas para elas como o muro de escalada enquanto os adultos aproveitaram o dia brincando no toboágua, slackline e na animada competição de montar barracas. “A maior preocupação dos pais que vemos em eventos esportivos é de não ter como levar o filho, ou pela demora das competições ou por não possuir uma pessoa para cuidar da criança. Assim, a recreação veio com um formato diferente, para transmitir confiança aos pais, deixando seus filhos o dia todo em uma experiência incrível enquanto podem também participar do festival”, comentou Camile.

Criançada se divertindo no muro de escalada.

“Acredito que o evento foi bem na medida do que esperávamos para um tempo tão curto de organização e divulgação. Desde o início nós tínhamos em mente que esta edição seria um projeto piloto”, disse Rafael Wojcik. Com o retorno positivo dos participantes do evento os organizadores já estão se preparando para uma nova edição programada para os dias  4 a 7 de setembro de 2020.

Competição de montagem de barracas.

Área com slackline e toboágua.

Palestra com o alpinista Maximo Kausch.

Curso de Emergências Outdoor.

Classificação do Trail Running

6K
1º Christian Staniski – 00:47:09
2º Jefferson Clerise – 00:49:28
3º Gabriel de Godoy – 01:04:04

1º Caroline Basilio – 00:44:30
2º Jessica Fedato – 00:52:35
3º Mariana Thomas – 00:56:31

13K
1º Leonardo Meira – 01:03:09
2º Kleber Xavier – 01:15:59
3º Ricardo de Souza – 01:15:59

1º Luci Mari Grube – 01:20:07
2º Paula Vitola – 02:00:34
3º Gisleine Brandao da Silva – 02:23:50

19K
1º Cleverson Luis Del Secchi – 01:47:02
2º Diego Tales da Silva – 01:50:24
3º Cleiton Oliveira – 02:11:38

1º Leticia Saltori – 02:07:04

2º Heloise Marlangeon – 02:37:50
3º Greyse Renata Hau – 02:57:10

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário