Fortes chuvas fecham o Marumbi e Itupava

0

As fortes chuvas que vem assolando o Sul do Brasil desde o dia 27 de novembro de 2022 já provocaram grandes prejuízos, com deslizamento de terras que fecharam a estrada da Graciosa, a BR 277 e a BR 376 no Paraná. Esta última uma tragedia com vítimas fatais.

O Maciço do Marumbi e seus vários cumes.

Estes episódios forçaram o Instituto de Água e Terra do Paraná a fechar o Parque Estadual do Marumbi e avaliar os riscos de desastres naturais nesta que é uma das mais tradicionais unidades de conservação para prática de montanhismo no Paraná que abriga não somente as montanhas do conjunto Marumbi, como a trilha do Itupava, um caminho colonial que liga a região de Curitiba à baixada litorânea.

No mês de dezembro começa o verão, considerada a pior época para a prática de montanhismo no Sul e Sudeste do Brasil. Os riscos, além de tempestade, envolvem acidentes com raios, cheias de rios e cabeças d´água. As trilhas ficam mais escorregadias, a vegetação carregada de água, mesmo quando não está chovendo, deixa a roupa enxarcada e durante as tempestades, os cumes ficam sem visibilidade e ocorrem muitos casos de pessoas desorientadas que se perdem.

Ainda não há informações de quanto tempo o parque ficará fechado.

VEJA MAIS: Notícias do Marumbi.

 

 

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário