Giuliano Stenghel falece após queda na Itália

0

O montanhista e escalador itaiano Giuliano Stenghel faleceu após sofrer uma queda enquanto escalava uma falésia na ilha Tavolara, na região de Sardenha, Itália. O acidente aconteceu hoje, 14/08, pela manhã e foi testemunhado por pessoas que estavam em um barco próximo ao local onde ele estava escalando.

Giuliano Stenghel praticando seu esporte favorito.

De acordo com os socorristas que atenderam ao chamado, Sten bateu em várias vezes contra as rochas da parede antes de cair no mar e não resistiu aos ferimentos.

Stenghel que também era chamado de Sten por seus amigos mais próximos, tinha 67 anos e era considerado um escalador experiente. O montanhista era instrutor nacional de montanhismo desde 1978, instrutor emérito do Club Alpino Italiano (CAI) e abriu mais de 200 vias de escalada. Em seu currículo também consta a ascensão de vias em solo e a escalada em vias difíceis e expostas.

O escalador conhecia bem o local e havia conquistado duas novas vias nas proximidades no último mês.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário