Fundado em 1996, o Cosmo (Corpo de Socorro em Montanha) é uma referência nacional quando o assunto é resgate em áreas remotas, principalmente se for em montanhas. Apesar do reconhecimento e da experiência, o grupo que é formado por voluntários, ficou impedido de atuar no últimos anos no Marumbi por questões burocráticas.
Por ser um Parque Estadual, a atuação do grupo dependia da assinatura de um termo de cooperação técnica junto com o IAP, o Instituto Ambiental do Paraná. A celebração deste convênio, no entanto, ficou travada por anos.
Com a mudança da gestão no Governo do Estado do Paraná e com a ajuda do Deputado Estadual Goura Naraj, o Cosmo enfim pode celebrar o convênio e retomar suas atividades neste último final de semana.
Renovação
A retomada dos plantões no Marumbi vem com uma novidade. Vinte um novos voluntários foram admitidos no grupo. Estes novos voluntários foram formados no curso de 2018 e são pessoas relacionadas com o meio da montanha, da área de saúde ou bombeiros.
Além da celebração do convênio com o IAP, foi também assinada uma cooperação com o GOST – Grupo de Operações de Socorro Tático dos Bombeiros militares do Paraná com o intuito de aproximar as instituições e que o Cosmo possa ajudar nas buscas e operações de resgate em montanha.
Prevenção de Acidentes
A retomada do COSMO vem em um momento certo. Nos últimos anos houve um aumento significativo de pessoas frequentando as trilhas da Serra do Mar do Paraná e um aumento proporcional do número de acidentes.