Um helicóptero caiu na manhã de hoje, 11/07, após decolar de Lukla, o ponto inicial para Trekking ao Acampamento Base do Everest. Cinco turistas mexicanos e o piloto nepalês que ocupavam a aeronave morreram na hora. As causas do acidente ainda serão investigadas.
Os turistas eram membros da mesma família: Fernando, Ismael, Abril, e Maria Jese Sifuentes além de Olacio Luz Gongalez. Eles tinham entre 52 e 98 anos e estavam voltando de um passeio até a base do Everest. O destino do helicóptero era Kathmandu, porém a torre de controle perdeu o contato com ele oito minutos após a decolagem. Os destroços foram localizados em Lamjura Passe, em Solukhumbu e os corpos recuperados. A embaixada mexicana já está em contato com a família para realizar a repatriação dos corpos.
Segundo informações, o helicóptero precisou fazer um desvio na rota devido às más condições climáticas. O Nepal já está na época das monções, um fenômeno climático que provoca chuvas intensas e fortes.
A região de Lukla é conhecida com uma das mais perigosas para se voar no mundo, pois é cercada de montanhas e vales profundos. Além disso, a visibilidade é comumente afetada variação do clima com fortes neblinas, chuvas e neve. No entanto, como a estrutura viária é precária o uso de helicópteros tem se tornado cada vez mais comum entre os turistas e montanhistas que visitam a região.