Hepta campeã brasileira de escalada

0

“ A vontade de se preparar precisa ser maior que a vontade de vencer.“


Inicio essa postagem comemorativa com a frase (acima) do treinador de basquetebol americano Bob Knight.

A citação faz parte de pensamentos de figuras do cenário esportivo que admiro como o treinador Nuno Cobra (Airton Senna), do atleta Dean Karnazes e de outros apaixonados por competições, performance e superação que não se cansam em dizer o quão importante é mantermos a motivação e o tesão por tudo que envolve um desafio.

Alimentada por esse espírito, conquistei esse final de semana o 7º campeonato brasileiro de escalada …
Apesar de breve e com poucas etapas este ano, foi sem dúvida um campeonato desafiador e único para mim.

Além de um grande envolvimento de amizade e admiração por minhas concorrentes e organizadores desta etapa, manteve-se em mim a seriedade e comprometimento visando, é claro, mais essa conquista.

Este ano, o ´preparo´ para este campeonato esteve longe de ser impecável, como vocês puderam acompanhar ao longo de minhas postagens.

Podendo viver novas aventuras, experimentar novos desafios profissionais e curtir minha família, mantive meus treinos de escalada de forma menos intensa que no ano anterior.

Porém, existiu um preparo físico, logísitico e principalmente emocional, sendo este último, como sempre, o mais importante de todos a meu ver.

Ao mesmo tempo, senti que eu estava pronta para vivenciar uma nova experiência que, talvez, me libertasse do meu vício de competir: Ser superada por outras guerreiras no cenário de competição brasileiro…

…Thais Makino e Anna Shaw são algumas delas.

Na primeira etapa em Curitiba, lá estávamos nós… Eu e Anna iluminando uma Super Final, após sermos subestimadas pelo route-setter!

Agora em Sampa, a cena se repetiu nas lindíssimas vias do Belê (route-setter), me proporcionando uma Superfinal com o furacãozinho dos boulders Thaisinha…

Após mandarmos a via semi-final (8a) e final(8b), fomos isoladas novamente para o desempate na via do máster masculino.

Nesta altura do campeonato, o título de 2009 já era meu, uma vez que a Thais não havia pontuado na primeira etapa.

Ao mesmo tempo, pensei: “Aff… Super final na via do máster masculino com uma monstrinha de boulders… Definitivamente, isso não vai ser fácil!”…

Mas a corda estava lá para me segurar nos lances de explosão… Então, bora apertar mais uma vez e vamu que vamu pro que der e vier!

E assim, lá fomos nós duas, cada uma com seu estilo até, enfim, cairmos na mesma agarra na Super Final, em um lance dinâmico um pouco antes do teto.

Com isso, empatamos nesta etapa, venci o circuito brasileiro 2009… e eu desci da via louquinha para entrar novamente e ir mais além!!! hehehe…
Ou seja, não basta vencer…
Ainda bem!!! :-))

Nesta mesma via masculina, Cesinha (César Grosso) conquistou o PENTA CAMPEONATO BRASILEIRO, e segue no próximo final de semana para representar o Brasil no Sulamericano de Boulder no Chile. Kamon!!!

Chegaram ao pódium brasileiro do ranking brasileiro 2009 também os atletas Alex Rajagopalan (2º) e Carlos Educardo Levy (3º), ambos de São Paulo! Parabéns!!!

Resultados e matéria completa no AltaMontanaha e no site da APEE

Após ´contatos especiais de altíssimo grau´ esse ano, percebi que o potencial da mulherada brasileira é tremeeeeendo!

Cada uma de vocês, inclusive as escaladoras de rocha, fazem parte do meu processo de evolução, pois, com muita garra, diversidade e força, me motivam e desafiam!!!
Keep Going sisters!!!

Agora é nos prepararmos para as férias, cuidando de cada pedacinho do corpo, da mente, do espírito (e do bolso!) para aproveitarmos com saúde e paz belas escaladas, caminhadas, festas, amigos e família!

Agradecimentos especiais ao Filippo Croso, Belê, Neusa Vedovato, Jussara Nery, Silverio Nery, Marcelo, Goro e Mieko Shiraiwa, Gabriel, Adebas, Ginásio Casa de Pedra e a todos que colaboraram com a APEE e CBME para que compartilhássemos mais esse momento!

Obrigada ao Pedro Hauck, Patty Mattos e Nívea Berezoski pelas fotos!

E não deixem de conferir belíssimos roteiros para estas férias na última edição da revista Aventura & Ação

Além de rolês incríveis pela Serra da Canastra, Deserto do Atacama, Machu Picchu (foto), Namíbia, Circuito Tucum-Ciririca, Bolívia, o caderno socio-ambiental traz matérias informativas que nos lembram que quem ama a natureza, cuida!

Boa leitura e ótima viagem a todos,

beijo grande,
Janine

Janine Cardoso é a atual campeã brasileira de escalada e conta com o apoio da THE NORTH FACE e da CASA DE PEDRA!
Compartilhar

Sobre o autor

Janine Cardoso - Colunista

Janine Cardoso é a maior vencedora de campeonatos brasileiros de escalada, com 8 conquistas. Ela já participou de mundiais e também de diversas etapas de Copas do Mundo. Atualmente é atleta da The North Face.

Comments are closed.