A Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) anunciou, em 26/06, as novas datas para as competições da Copa do Mundo de Escalada 2020. Entretanto, as competições deverão seguir novas regras de segurança e prevenção contra o Coronavírus e não terão pontuação. No decorrer do segundo semestre serão realizados seis eventos da Copa do Mundo de Escalada, sendo um na Europa, um na América e quatro na Ásia (três deles na China).
As competições de Braiçon na França que estavam marcadas originalmente para os dias 18 e 19 de julho foram transferidas para os dias 21 a 22 de agosto. Essa será a primeira prova e servirá como teste para o Adendo às Regras do IFSC a ser usado durante a pandemia do COVID-19. Assim, esse adendo é um documento elaborado por um grupo da IFSC com diretrizes sobre higiene, distanciamento social e uso de dispositivos de proteção individual durante as competições de escalada esportiva.
De acordo com a IFSC nenhuma pontuação para Ranking Mundial e para o Ranking da Copa do Mundo 2020 será atribuída aos participantes devido a possibilidade de haver restrições de viagem em algumas áreas do mundo que impediriam a participação de alguns atletas. Assim, também não serão distribuídos troféus.
Confira as novas datas da Copa do Mundo de Escalada:
- Briançon (FRA) de 21 a 22 de agosto: Lead
- Salt Lake City (EUA), de 11 a 13 de setembro: Boulder e Speed
- Seul (KOR) de 7 a 11 de outubro: Boulder, Lead e Speed
Datas a confirmar:
- Chongqing (CHN) de 23 a 25 de outubro: Boulder e Speed
- Wujiang (CHN) de 30 de outubro a 1 de novembro: Boulder e Speed
- Xiamen (CHN) de 4 a 6 de dezembro: Lead e Speed
“Vi uma força de vontade extraordinária para seguir em frente em vários organizadores. Estamos cientes das dificuldades, dos desafios e da incerteza. No entanto, o mundo precisa de uma mensagem de esperança”, disse o presidente da IFCS Marco Scolaris. “A saúde e a segurança de nossos atletas, oficiais, funcionários e voluntários sempre serão nossa principal prioridade, mas, olhando a paixão que vive em Briançon, hoje estamos confiantes de que, juntamente com a FFME e em total conformidade com as leis e regulamentos franceses, será capaz de oferecer uma boa competição. Confiamos que o mesmo possa acontecer em breve em outros países”, finalizou Scolaris.