Incêndio atinge Serra do Mar no Paraná – De novo!

1

Um incêndio de – por enquanto – pequena proporção está atingindo agora o Morro do Pão de Loth, vizinho do Morro do Anhangava na Serra do Mar do Paraná.

Segundo declarou uma montanhista em um grupo do Whatsapp, ao subir a montanha, encontrou algumas pessoas descendo apressadamente, sem falar nada do incêndio, e que ao chegar ao topo da montanha, encontrou a mesma já sob chamas.

É muito provável que esse seja mais um incêndio criminoso, praticado por trilheiros que não possuem o mínimo de responsabilidade ambiental e de apreço para com a região montanhosa que abriga uma das mais importantes áreas de preservação da Mata Atlântica remanescente no Brasil.

Infelizmente, mesmo com o excesso de informação que encontramos na internet, ainda vemos pessoas que insistem em defender fogueiras em área montanhosa, como se isso fosse necessário para a prática do montanhismo.

Sem previsão de chuva

Fogo no Pão de Loth

Fogo no Pão de Loth

A Brigada da FEPAM (Federação de Montanhismo do Paraná) já está se dirigindo à área, porém, se não for possível controlar as chamas, é bem provável que tenhamos mais um desastre ambiental no Paraná, pois não há previsão de chuva para o Estado do Paraná, que está sendo castigado por uma das maiores secas já vistas na região.

Infelizmente, a previsão mais animadora, é que tenhamos chuva apenas em meados da próxima semana, tempo suficiente para que o fogo dos incautos destrua boa parte daquela que é uma das áreas mais bonitas da Serra do Mar.

Fogo no Pão de Loth

Fogo no Pão de Loth

Compartilhar

Sobre o autor

Hilton Benke - Equipe AM

Hilton Benke é um dos idealizadores do AltaMontanha.com. Dono de uma personalidade muito forte, é hoje praticante assíduo do voo livre, principalmente da modalidade "hike and fly", que une o voo com o montanhismo. Como montanhista e escalador, gastou seu tempo galgando montanhas brasileiras e andinas, além de ter prestado alguns serviços como instrutor de escalada junto ao CPM. Deixá-lo feliz é fácil: só marcar um bom pernoite em um cume da Serra do Mar Paranaense, com um bom menu para o jantar e uma condição de tempo boa para que possa decolar com seu parapente dia seguinte e realizar uma das muitas travessias sobre a Serra do Mar.

1 comentário

  1. Avatar

    Obrigado pela informação!
    Muito triste esse tipo de acidente… eu estou planejando uma subida ao morro do Anhagava amanhã (12/09), alguém sabe me dizer se está fechado devido ao incêndio?

Deixe seu comentário