Indiano de seis anos bate recorde mundial ao escalar o Monte Elbrus, o mais alto da Europa

0

O pequeno Teghbir Singh, um menino de apenas seis anos de idade, tornou-se o mais jovem montanhista do mundo a escalar o Monte Elbrus, o pico mais alto da Rússia e da Europa, com 5.642 metros de altitude.

Teghbir Singh com seu pais no cume do Elbrus. Foto: divulgação

Natural da Índia, Teghbir iniciou a caminhada com seu pai, Sukhinderdeep Singh, e juntos alcançaram o cume no dia 28/06. Em entrevista a emissora Akashvani em Jalandhar, o garoto relatou que havia se dedicado muito para realizar a conquista. Segundo sua mãe, a médica ginecologista Manpreet Kaur, a alimentação balanceada e o treinamento com o técnico Bikramjit Singh Ghuman foram fundamentais para o sucesso.

A façanha foi oficialmente reconhecida na Rússia. A Federação de Montanhismo, Escalada e Turismo Esportivo da República da Cabárdia-Balkária emitiu um certificado confirmando que Teghbir Singh, com 6 anos, 9 meses e 4 dias de idade, é o mais jovem escalador do Monte Elbrus. Ele quebrou o recorde anterior, estabelecido no ano passado pelo indiano Wagah Kushagra, que havia subido a montanha com 7 anos e 3 meses de idade.

O Monte Elbrus é o ponto culminante da Europa, e também um desafio para alpinistas experientes devido ao frio intenso e às longas subidas em neve e gelo. No dia de ataque ao cume, Singh e seu pai encararam temperaturas de até -20º C.

No entanto, essa não foi a primeira conquista de Teghbir Singh. Em abril de 2024, ele chegou ao acampamento base do Everest, no Nepal, e em agosto do mesmo ano se tornou o mais jovem asiático a escalar o Monte Kilimanjaro, o ponto mais alto da África. Por essa façanha, seu nome já consta no Livro dos Recordes.

Antes de chegar ao cume do Kilimanjaro. Foto: Arquivo Pessoal.

O pequeno montanhista no trekking ao Acampamento Base do Everes. Foto: Arquivo pessoal

 

Apesar da família comemorar a conquista do pequeno montanhista a União Internacional das Associações de Alpinismo (UIAA) não recomenda que o montanhismo de altitude seja praticado por crianças devido aos grandes riscos de danos a saúde dos mesmos. Montanhistas e alguns veículos da mídia especializada também questionaram a segurança para levar uma criança tão jovem para a altitude e ressaltaram que o menino indiano não parece muito feliz em sua foto de cume no Monte Elbrus.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário