A notícia foi divulgada pelo site independente IranWire. Teria sido uma retaliação ao gesto de apoio aos protestos. Mas para a mídia estatal, a decisão está ligada à falta de licenças de construção.
A casa da família da escaladora iraniana Elnaz Rekabi, a atleta que ficou conhecida em outubro por não usar lenço na cabeça ao competir no campeonato de escalada esportiva em Seul, foi demolida.
De volta a Teerã, Rekabi foi aplaudida por uma multidão de milhares de pessoas que a esperavam no aeroporto, mas ela afirmou na TV estatal que havia competido inadvertidamente sem véu e que não havia feito nenhum gesto simbólico ou político. Mesmo assim ela foi colocada em prisão domiciliar.
Segundo fontes da BBC, a confissão de Rekabi foi forçada. A notícia da demolição foi divulgada pelo site independente IranWire. Um ativista partilhou no Twitter algumas imagens onde, além dos escombros, são emolduradas medalhas, enquanto o irmão da campeã, Davood Rekabi, também escalador, chora. “Este é o resultado da vida neste país. Uma campeã com dezenas de medalhas para este país” que “trabalhou muito para deixar este país orgulhoso. Eles demoliram uma casa de 39m2 e foram embora. O que posso dizer?”, diz uma voz- cuja identidade não é conhecida.
Segundo a agência oficial, a demolição teria ocorrido antes da competição “sem véu” e porque a família Rekabi não teria as licenças para construí-la.