Mathéo Jacquemoud realiza escalada e descida expressa no Ama Dablam em menos de 6h30

0

O Ama Dablam é uma montanha de 6.814 metros de altitude localizada no Nepal. Ela é conhecida pela sua beleza e também pelo elevado nível de dificuldade técnica. Para escalar essa montanha é necessário experiência em montanhismo de altitude bem como um bom processo de aclimatação. Normalmente leva-se de 4 a 6 semanas para chegar ao topo e descer a base.

No entanto, em uma era de recordes de velocidade em montanhas de altitude, montanhistas desafiam a si mesmos em busca da escalada e descida mais rápida. E foi assim que o montanhista francês Mathéo Jacquemoud, subiu e desceu o Ama Dablam em apenas 6 horas 23 minutos e 24 segundos e conquistou a marca de escalada e descida mais rápida conhecida nessa montanha.

Mathéo Jacquemoudduarante a escalada a essa montanha icônica

“A primeira vez que vi esse pico foi durante uma viagem ao Nepal com meu pai, quando eu tinha 13 anos. Fiquei imediatamente impressionado com a estética desta montanha. Para mim um dos mais bonitos que tive a oportunidade de ver. Tornou-se um sonho escalá-lo. Meu objetivo era escalar um acampamento base de viagem e tentar vencer o tempo do meu amigo François Cazzanelli. Neste dia 20 de outubro consegui concluir meu projeto com o tempo de 3h58 para a subida e 6h23 24s para a ida e volta. Me diverti muito naquele dia com uma sensação de margem significativa”, declarou o montanhista em suas redes sociais. Ele também agradeceu aos amigos e montanhistas que apoiaram nessa aventura.

Outros recordes no Ama Dablam

Antes de Jacquemoud, o tempo mais rápido conhecido de escalada nessa montanha pertencia ao montanhista canadense Toshiyuki Yamada que levou 9h32min para percorrer o percurso entre a largada e chegada no acampamento base.

Já Cazzanelli que é citado por Jacquemoud realizou a subida em 5h32min. No entanto durante a descida, ele parou para ajudar outros montanhistas e acabou perdendo o recorde. Segundo ele, se não houvesse parado, teria completado o percurso em 8h07min.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário