Montanhista brasileiro presencia avalanche no Nepal

0

O montanhista e fotografo brasileiro Gabriel Tarso foi surpreendido por uma grande avalanche no Manaslu, hoje pela manhã (26/09). Com 8.163 metros de altitude, está é a oitava montanha mais alta do mundo. O brasileiro está acompanhando a ultramaratonista Fernanda Maciel que está se preparando para escalar a montanha e gravar um documentário. O guia Moeses Fiamoncini também esta na região em uma expedição comercial. Felizmente todos os brasileiros estão bem.

Avalanche registrada na semana passada por Phurba Sonam Sherpa

Ainda não se sabe o número total de vitimas, no entanto pelo menos uma pessoa morreu, 12 ficaram feridas e ainda há três desaparecidos. A avalanche ocorreu entre o campo 3 e o campo 4. Tarso fazia uma caminhada de aclimatação e conta que escapou por pouco da grande massa de gelo e pedras. “Caiu um bloco gigantesco, um Serac. Ele se desprendeu bem na minha frente. Não tenho ideia do tamanho, mas deve ter uns 50/70 metros de largura por uns 50 de altura. Na hora achei que ia morrer. A minha sorte é que eu tinha acabado de passar da linha dele. Ele estava meio que inclinado para a minha direita. Então foi só o tempo de abaixar e colocar a mochila sobre minha cabeça e comecei a escutar as pedradas. Estava eu e outro camarada”, contou o brasileiro já em segurança no acampamento base.

Ajuda nos resgates

Ele também relatou sobre ter presenciado a morte de um Sherpa. “Olhei pra baixo e não sabia se era uma mochila ou pedra. Sai correndo, com neve até a cintura, quando cheguei lá tinha duas pessoas. Conseguimos ajudar um, mas o outro infelizmente morreu. Estou em choque até agora”, completou.

A situação na montanha está caótica. Ainda há montanhistas presos na montanha e sem conseguir descer por conta da avalanche. No entanto, o tempo continua fechado dificultando os resgates.

A montanhista americana Hilaree Nelson, atleta da marcar The North Face, também está desaparecida no Manaslu. No entanto, o desaparecimento de Hilaree não tem relação com as avalanches. Ela estava esquiando próximo ao cume quando caiu em uma greta com mais de 25 metros de altura.

Com os demais eventos do dia e as condições ruins de tempo, o resgate da atleta também não poder ser realizado ainda.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário