O montanhista Mariano Sarasua, natural da Argentina, faleceu após sofrer uma grave queda no Cerro Negro, cidade de Potrerillos, em Mendoza. De acordo com seu parceiro de escalada, ele pisou em falso, escorregou e caiu cerca de 600 metros em uma canaleta.
O acidente aconteceu na quinta-feira, 06/08, por volta das 14 horas quando os dois escalavam essa montanha. Todavia, o resgate do corpo só começou na sexta-feita pela manhã. O 11º Ministério Público da 11ª Delegacia de Polícia será responsável pela investigação do caso.
Sarasua tinha 31 anos, morava em Mendoza e estava estudando para se tornar guia de montanha. Ele era um montanhista experiente e foi responsável pela abertura de uma nova rota no vulcão Domuyo, em abril do ano passado.
Ele levou cerca de dois anos planejando, estudando e observando essa montanha até conseguir vencê-la. A expedição de conquista da nova rota durou quatro dias.
O Cerro Negro é uma montanha na região famosa região de Mendoza e fica localizado atrás do Cerro Plata. Ele possui 2.154 metros de altitude. Entretanto, é possível chegar ao seu cume apenas com um trekking de bate e volta.