Montanhista octogenário, Carlos Soria, realiza aclimatação no Dhaulagiri

0

O montanhista Carlos Soria em plenos 84 anos de idade está no Acampamento 1 do Dhaulagiri, com 8.167 metros de altitude. Ele e sua equipe finalmente conseguiram avançar no processo de aclimatação após vários dias de tempo ruim e esperam poder realizar o ataque ao cume nos próximos dias.

Carlos Soria no Acampamento Base

Soria está acompanhado de Sito Carcavilla mais uma equipe de Sherpas. O objetivo deles é passar pelo menos mais duas noites em altitude antes voltar ao acampamento base onde irão  se preparar para a tentativa definitiva de cume.

Apesar da idade, o montanhista se mostra forte e ainda apaixonados pelas montanhas mesmo após uma vida de aventuras. Soria começou a escalar com 14 anos quando realizou uma ascensão na Serra de Guadarrama, próximo a Madri na Espanha, seu país natal. Ele viveu inúmeras aventuras nos Alpes e na América do Sul. Aos 70 anos de idade completou o projeto 7 cumes.

O montanhista octogenário escalou o seu primeiro 8 mil metros em 1990, quando tinha 51 anos. Desde então ele já esteve no cume de 12 dos 14 oito mil e se chegar ao topo nessa expedição, o Dhaulagiri será a sua 13ª montanha deste grupo. Ele também é a única pessoa do mundo a escalar 10 montanhas acima de 8 mil metros de altitude com mais de 60 anos. E para completar o projeto 14×8000 só faltará ele escalar o Shishapangma com 8013 metros de altitude.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário