Montanhista paranaense realiza vakinha para cirurgia urgente

0

A família e amigos da montanhista paranaense, Rolesi Tomczyk Mendes, estão promovendo uma Vakinha online para arrecadar fundos para a realização de uma cirurgia urgente. Roseli esta com sérias lesões na coluna e se não for operada em breve, corre o risco de não poder mais andar.

Roseli fazendo o que ama. Foto: Arquivo Pessoal.

Roseli é montanhista há mais de 10 anos e é apaixonada pela natureza. Ela dedicou parte da sua vida a trabalhos de preservação de trilhas e conscientização de montanhistas. “Sempre fiz trabalho voluntário , levando amigos e o meu o Gabriel (filho) pra fazer limpeza nos cumes, puxar pedra, apoiar reservatório de água. Eu também fazia trabalho voluntário com adolescentes, levando eles pra trilha e ensinando como se comportar e cuidar da natureza”, contou a montanhista.

No entanto, já há algum tempo ela sentia dores nas costas, e ao investigar descobriu várias lesões, como desgastes e duas hérnias, sendo que uma delas está comprimindo a medula. “Resolvi fazer uma ressonância, foi quando descobri que o problema era mais sério do que eu pensava”, contou.

Imagem das ressonâncias da montanhista, no link da vaquinha é possível ver o laudo completo.

A montanhista está sofrendo com muitas dores e dificuldade de locomoção. Assim, ela depende da ajuda de seus familiares para realizar atividades do seu dia a dia. No entanto, essas lesões podem ser corrigidas através de cirurgia, o que devolverá qualidade de vida a Roseli e possibilitará que ela inclusive volte a caminhas e subir montanhas, fazendo o que mais ama e ainda ajudando a preservar esses locais.

A Vakinha

Como Roseli não possuí condições financeiras para bancar a cirurgia, a sua filha resolveu criar uma Vakinha online e pedir ajuda, após ver sua mãe sofrendo e chorando de dor. Quanto antes a cirurgia for feita, menores são as chances de haver uma lesão irreversível, além de proporcionar mais qualidade de vida a Roseli. A meta da Vakinha é arrecadar 28 mil reais. Caso você deseje contribuir, clique aqui.

A ação conta com o apoio da Associação Montanhista de Cristo (AMC),  a Brigada de incêndio da Federação Paranaense de Montanhismo (brigada Fepam), a qual ela também faz parte, além de amigos e familiares.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário