Montanhista realiza petição para reabertura do Caminho do Itupava

0

Um montanhista iniciou uma petição online pedindo a reabertura do caminho histórico e cultural do Itupava. O Caminho que é frequentado por montanhista e amantes de aventuras tem origem em uma antiga trilha indígena que passou a ser a principal rota entre o litoral paranaense e o planalto durante a colonização do estado.

O Caminho do Itupava está fechado a mais de um ano para reparos

Além da grande riqueza histórica e cultural para a região, a rota com cerca de 22 km cruza a Serra do Mar Paranaense que guarda inúmeras belezas naturais. No entanto, o Caminho do Itupava está fechado para uma reforma a mais de um ano.

A Diretoria de Patrimônio Natural do Instituto de Água e Terra (IAT) decidiu fechar o local para a visitação após fortes chuvas destruírem algumas estruturas importantes como pontes. De acordo com nota emitida na época pelo órgão, algumas dessas estruturas poderiam comprometer a segurança dos visitantes.

Com a demora das obras, e a falta de ação dos órgãos responsáveis ou de demais interessados, o montanhista decidiu iniciar a petição pública para pedir a reabertura do Caminho do Itupava. Para participar é necessário acessar o site avaaz.org.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário