Montanhistas escalam face norte do Monte Jannu, um dos últimos desafios do Himalaia

0

Os montanhistas americanos Alan Rousseau, Matt Cornell e Jackson Marvell conquistaram a face norte do Monte Jannu no coração do Himalaia. A escalada inédita no Nepal possui um alto nível de dificuldade e era considerada um dos últimos desafios da cordilheira.

Trecho técnico da escalada.

Essa face da montanha era desejada há décadas. Muitos montanhistas tentaram escalá-la sem sucesso. Em 2000, Mark Synnott, um renomado montanhista também teve sua tentativa frustada e declarou essa escalada como o “o último grande problema do Himalaia”.

O monte Jannu possui 7.710 metros de altitude e a maior dificuldade para escalar essa montanha é a aproximação pois ela está localizada em uma região remota. Além disso, suas paredes íngremes exigem experiência, técnica apurada e coragem dos escaladores.

Face Norte do Monte Jannu

 

 

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário