Morro do Anhangava e Samambaia terão visitação suspensa no dia 1º de maio

0

A visitação ao Morro do Anhangava e Samambaia, localizados na Serra da Baitaca em Quatro Barras – PR, será  suspensa durante o feriado de 1º de maio (próxima segunda-feira) para realização da Missa da Paz.  Apenas pessoas cadastradas para a cerimônia poderão acessar as trilhas nesse dia. A visitação para montanhistas e escaladores voltará ao normal somente após as 15h do dia 01/05 .

A Missa da Paz é realizada na Serra da Baitaca há mais de 70 anos. Foto: Prefeitura de Quatro Barras

A decisão de fechar as trilhas é para garantir o fluxo adequado de pessoas no Parque Estadual Serra da Baitaca, protegido pelo Plano de Manejo. A celebração no cume do Samambaia, vizinho do Anhangava, é realizada pela Paróquia São Sebastião, de Quatro Barras (região Metropolitana de Curitiba) e ocorre todos os anos desde 1950.

No inicio, a missa era realizada no Morro do Anhangava, onde a comunidade chegou a construir uma pequena capela no cume. No entanto, desde o ano de 2007 a missa é celebrada no Morro do Samambaia com visitação limitada, para garantir a preservação ambiental do Anhangava.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário