Após uma batalha burocrática com o governo chinês para conseguir a autorização para escalar o Shishapangma no Tibet, Nirmal Purja “Nims” e sua equipe finalmente chegaram ao acampamento base da montanha. Eles realizaram a cerimônia de Puja ontem (24/10) e começaram os preparativos para a iniciar a subida nessa sexta-feira.
“Hoje, realizamos uma cerimônia de Puja no acampamento base avançado Shishapangma, rezando ao Deus da montanha pela passagem segura”, escreveu Purja em suas redes sociais. Cerca de 10 montanhistas estão no local.
A equipe percorreu cerca de 15 quilômetros para chegar até a base que fica a cerca de 5.600 metros de altitude. O plano agora é subir até o acampamento 1 a 6.200 metros porteando alguns equipamentos e barracas e retornar a base para descansar.
Nessa primeira subida a equipe de Nims deverá passar por uma morena glaciária e enfrentar uma geleira onde a formação de Seracs é favorável. O tempo não está bom e essa montanha não esta equipada nessa temporada, afinal a equipe de Purja é a única na montanha. Por isso o alpinista conhecido por sua agilidade na escalada, decidiu fazer a escalada de forma mais prudente.
A previsão meteorológica aponta ventos fortes na parte alta do Shishapangma, mas há duas possibilidades de janelas boas de tempo. A primeira delas será nesse domingo, o que torna o cronograma da equipe bastante apertado para o ataque ao cume. Após essa oportunidade os ventos voltam e a próxima janela está prevista para o primeiro final de semana de novembro.
Essa é a última montanha necessária para Purja completar a escalada dos 14 oito mil e seu “Project Possible”. A história da sua origem e a rapidez com que escalou as outras montanhas despertou a curiosidade e carinho de montanhistas do mundo todo formando uma grande torcida. Se Purja e sua equipe chegarem ao topo dessa montanha, ele entrará para a história como o escalador a ter subido mais rápido todas as 14 maiores montanhas do mundo.