Nova placa instalada no Acampamento Base do Everest surpreende montanhistas

1

Os primeiros montanhistas a chegar ao Acampamento Base do Everest nessa temporada foram surpreendidos pela instalação de uma placa de boa vindas colocada em frente ao já tradicional bloco de pedra com palavras escritas em vermelho. A placa contem uma imagem da montanha bem como uma homenagem a Edmund Hillary e Tenzing Norgay, os primeiros montanhistas a chegarem ao cume do Everest.

O guia e montanhistanhista Kenton Cool em frente a nova placa. Foto:Kenton Cool

Na placa está escrito “Breath Beyond Limits: Everest Base Camp Welcomes you. Heartiest Congratulation”(Respire além dos limites: o acampamento base do Everest lhe dá as boas-vindas. Parabéns de coração). Além disso, também está registrada a altitude de 5364 metros de altitude no monumento, o nome do município e da região.

A placa foi instalada pelo Município de PasangLhamu no início da área do glaciar local que marca o começo da área do acampamento base. No entanto, após publicações nas redes sociais, surgiu uma enxurrada de comentários e críticas.

O guia e montanhista, Kenton Cool, fez uma publicação perguntando o que as pessoas acharam desse novo monumento. Já o blog Everest Today compartilhou uma foto da nova placa com a seguinte legenda:  “Essa pedra icônica por si só é 1000% melhor do que esta”.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

1 comentário

  1. Erasmo Arrivabene em

    Essa placa ficou uma merda.

    Tenzing e Hillary certamente desaprovariam.

    Se queriam TANTO instalar um troço feio desses (p/ ‘afirmar’ o ego da municipalidade local), por que então não colocaram uma placa 3/4 menor que essa, discretamente, em algum lugar ENTRE Gorak Shep e o Acampamento Base?…

    A pedra é 1001% melhor…

Deixe seu comentário