A partir de outubro, acesso ao parque será permitido somente entre 3h30 e 16h30; entrada no Caminho do Itupava terá limite ainda mais restrito.
Quem costuma visitar as montanhas da Serra da Baitaca no fim da tarde terá que mudar os planos. A partir de 1º de outubro de 2026, o Parque Estadual da Serra da Baitaca, entre Piraquara e Quatro Barras, passará a adotar um novo horário de acesso: a entrada de visitantes será permitida somente entre 3h30 e 16h30. Até então, o parque funcionava 24 horas por dia e a entrada era livre em qualquer horário.

O Morro do Anhangava é uma das principais atrações do Parque. Foto: Prefeitura de Quatro Barras
A mudança foi estabelecida pelo Instituto Água e Terra (IAT) como parte de medidas para aprimorar a gestão da Unidade de Conservação. Segundo o órgão, o novo horário busca aumentar a segurança dos visitantes e contribuir para o controle da visitação e a proteção ambiental.

O Anhangava atrai trekkers e escaladores. Foto: Pedro Hauck
Depois das 16h30, não será permitida a entrada de novos visitantes. No entanto, quem já estiver dentro do parque poderá concluir o percurso iniciado antes do horário limite. Essa regra vale tanto no Anhangava, no Samambaia como no Pão de Loth.
A alteração é especialmente relevante para montanhistas que costumam iniciar atividades no final do dia para ver o pôr do sol ou permanecer na unidade até o início da noite.
A medida pretende reduzir a possibilidade de visitantes permanecerem na trilha por períodos incompatíveis com o horário de funcionamento da unidade, além de diminuir riscos associados à permanência em áreas de montanha no fim do dia.
Caminho do Itupava terá limite de entrada às 10h
Além do horário geral de funcionamento, haverá uma regra específica para o Caminho do Itupava, uma das principais atrações do parque e a trilha mais longa da unidade.
A partir de outubro, a entrada no Caminho do Itupava será permitida somente até 10h. Segundo o IAT, o limite considera o tempo necessário para que os visitantes realizem o percurso com segurança.

Caminho com calçamento histórico do Itupava. Foto: Wikimédia Commons
Trecho entre Anhangava e Samambaia é regularizado
Outra mudança estabelecida pelo IAT envolve a trilha que conecta o Morro do Anhangava ao Morro do Samambaia.
Um trecho de aproximadamente 500 metros foi reclassificado e passou a integrar a Zona de Uso Extensivo, categoria que permite a visitação. A alteração foi oficializada pela Portaria IAT nº 544/2026, que modifica pontualmente o zoneamento estabelecido no Plano de Manejo do parque.
Segundo o IAT, a mudança não altera os demais zoneamentos ou normas da Unidade de Conservação. O objetivo é adequar oficialmente o trajeto utilizado pelos visitantes aos limites previstos para a trilha, facilitando o trabalho de fiscalização, controle de acesso e monitoramento ambiental.
No entanto, na prática, a alteração regulariza um trecho que já faz parte do percurso utilizado pelos frequentadores da região.
Parque recebe cada vez mais visitantes
As mudanças ocorrem em um momento de crescimento da visitação na Serra da Baitaca.
Com 3.053,21 hectares de Mata Atlântica preservada, o parque é uma das principais áreas naturais da Região Metropolitana de Curitiba e tem entre seus objetivos a conservação da vegetação, da fauna, do solo e dos recursos hídricos.
A unidade é também um importante destino para praticantes de trekking, montanhismo e escalada. Entre os principais atrativos estão o Morro do Anhangava, o Morro Pão de Loth e o Caminho do Itupava.
De acordo com o IAT, o parque recebeu 45.275 visitantes no primeiro semestre de 2026, número 42% superior ao registrado no mesmo período de 2025, quando foram contabilizados 31.878 visitantes.
O aumento da procura reforçou a necessidade de organização da visitação em uma área que, além de oferecer atividades de lazer e turismo de natureza, exerce importante função ambiental, incluindo a proteção de nascentes que abastecem municípios da região.
O que muda para quem vai fazer trilha?
Para quem pretende visitar o Parque Estadual da Serra da Baitaca, as principais mudanças a partir de outubro são:
Horário geral de acesso: das 3h30 às 16h30.
Caminho do Itupava: entrada permitida somente até 10h.
Após 16h30: não será permitida a entrada de novos visitantes, mas quem já estiver dentro da unidade poderá concluir seu percurso.
Cadastro: continua sendo obrigatório e deve ser realizado na chegada à base do IAT.
Crianças e adolescentes: a entrada e a permanência são permitidos somente com acompanhamento de responsável e preenchimento do Termo de Conhecimento de Risco.







