No alto do Morro das Torres, que fica a 1.750 metros de altitude, a paisagem ficou “congelada”. Pela primeira vez no ano, segundo a Prefeitura de Urupema, houve a formação do chamado sincelo, fenômeno raro que ocorre quando o nevoeiro congela ao encontrar a superfície. A sensação térmica na região chegou a -20°C.
Antes do amanhecer, um dos termômetros do Centro do município indicava 1ºC.
Previsão
A semana começa com frio em Santa Catarina. O tempo deve ficar nublado na maior parte do estado, e a chuva dá lugar às temperaturas baixas. Ainda há condições de chuva no Norte do estado, de acordo com a Epagri/Ciram.
“A segunda-feira é um dia muito frio em todas as regiões, com a temperatura até diminuindo gradativamente ao longo da manhã”, alerta o meteorologista Leandro Puchalski. “Normalmente a menor temperatura é no amanhecer, mas hoje, com a chegada gradativa do ar polar, a menor temperatura deve ser à noite, quando deveremos ter marcas negativas na Serra antes da meia-noite para terça.”.
O Norte catarinense aparece com a maior máxima, de 19ºC. No Vale do Itajaí e no Sul os termômetros não devem passar dos 16ºC. No Oeste a temperatura pode chegar aos 13ºC e na Grande Florianópolis, aos 17ºC. Na Serra, as máximas não devem passar de 11ºC.