O que não pode faltar na sua mochila

0

Após o longo período de quarentena, muitas pessoas estão se voltando para as atividades outdoor em busca de um pouco mais de liberdade. Todavia, praticar montanhismo, trekking, escalada, mountain bike, entre outras atividades de montanha não é algo simples e sem o devido preparo, uma atividade de lazer pode trazer riscos graves ao praticante. Assim, selecionamos alguns itens que não pode faltar na sua mochila e vão te dar mais segurança em suas aventuras.

Um item de navegação

Os itens de navegação são aqueles objetos que simplesmente te ajudarão a se localizar e sair de uma enrascada caso você pegue uma trilha errada ou se desvie do seu caminho sem querer. Eles podem ser um GPS, uma bússola, um mapa e atualmente até mesmo o seu celular com os aplicativos de geolocalização. Entretanto, o celular tem que estar carregado e em bom estado de funcionamento. Não adianta nada você ter todas as referencias de onde você esta no celular se ele não tiver bateria não é mesmo? Outro ponto importante também é baixar as informações da região em que você vai, para você poder consultá-las offline. Afinal, em nossas serras e montanhas ainda existem muitos locais em que não há sinal fácil de internet.

As bússolas podem ser substituídas por um celular com bastante bateria.

Lanternas e pilhas

Mesmo que você tenha planejado voltar para a casa antes do Pôr do Sol, é importante estar sempre preparado para algum imprevisto que te faça ficar mais tempo na montanha. Esses imprevistos podem alcançar a noite e ficar no escuro sem iluminação torna tudo mais difícil e perigoso. Por isso, é importante sempre ter uma boa lanterna na mochila com pilhas extras. Uma dica é ter sempre mais de uma lanterna se possível. Assim, se uma falhar você ainda terá a outra.

Comida e água

Água é uma das coisas que mais pesam para carregar não é mesmo? Mas com água e comida não vale a pena economizar, afinal nunca sabemos se vamos encontrar uma boa fonte de água na natureza e uma desidratação pode ser gravíssima. Por isso, sempre leve água sobrando, em média dois litros por dia por pessoa. Claro que isso pode variar de acordo com a temperatura e o local que você irá praticar a atividade, mas nesse caso é sempre melhor pecar pelo excesso do que pela falta. Sobre as comidas, opte sempre por alimentos calóricos e que te deem bastante energia, mas ao mesmo tempos que sejam fáceis de comer e leves para carregar.

A hidratação na montanha é fundamental para não sofrer uma insolação.

Outro ponto que vale a pena investir, é nos meios de tratamento de água, sejam eles químicos ou físicos. Pode ser um filtro portátil ou mesmo as pastilhas para tratamento. Assim, se houver algum imprevisto e sua água estiver acabando você poderá encontrar uma fonte de água e tratá-la para beber.

Roupa de frio

Quem mora na de Curitiba, onde temos a loja física do Alta Montanha, já esta acostumado com um tempo maluco que vira a qualquer momento. Mesmo assim, vale lembrar que quando estamos em um ambiente outdoor, estamos à mercê do tempo. Então mesmo que o seu trekking seja em um dia quente, procure levar um casaco de preferência impermeável. Assim, se tudo mudar e cair aquela chuva, você não vai correr o risco de ter uma hipotermia ou congelar.

Kit reparo

Um kit com alguns utensílios que podem ser uteis durante a sua aventura é muito bem vindo na sua mochila. Nele você pode levar um canivete ou faca portátil, uma cola instantânea, fita adesiva do tipo Silver Tape por exemplo, que podem ser uteis para qualquer pessoa que precise arrumar uma bota ou parte da mochila.

Apito

O apito pode ajudar as equipes de busca te encontrar no caso de uma emergência. Você também pode usá-lo para pedir ajuda caso esteja em um local de difícil acesso como um barranco, pois o som do apito é mais alto e vai mais longe que a voz humana, além de ser mais fácil apitar do que gritar em uma situação extrema.

Manta aluminizada

Esse é um item compacto, leve e barato, mas que pode te trazer muito conforto em casos de emergências. Elas servirão principalmente para te manter aquecido e evitar uma hipotermia. Também podem ser usadas para montar um abrigo de emergência caso você precise passar mais tempo naquele local.

Os cobertores de emergência são leves, baratos e muito importantes para te manter aquecido.

Kit de primeiros socorros

O Kit de Primeiros Socorros deve conter remédios que você costuma usar no seu dia a dia, além de itens para fazer um curativo. O ideal é que cada pessoa tenha o seu próprio kit de primeiros socorros.

Vamos falar mais sobre o Kit de Primeiros Socorros nesse vídeo:

Protetor solar e repelente

Ao visitar um área natural ficamos expostos as intempéries do tempo, tanto a chuva quando o sol forte. Os raios UVs podem causar sérias queimaduras e o sol em excesso pode causar insolação, por isso tenha sempre um chapéu, um óculos e protetor solar em sua mochila. Assim, você poderá ir repondo nas áreas mais afetadas pelo sol conforme realiza a sua caminhada.

Além do sol, na natureza também há muitos insetos que podem prejudicar a saúde humana ou causar irritações. Por isso, leve também sempre um repelente para evitar o incomodo com esses animais.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário