Onda de calor chega com força ao Brasil. Saiba o que fazer em casos de Insolação e Golpe de Calor

0

A primavera chega nessa madrugada e com ela nos despedimos oficialmente do inferno. No entanto há alguns dias a população do Brasil (de Norte a Sul) já vem passando por uma forte onda de calor. Nesse final de semana as temperaturas devem ultrapassar facilmente a casa dos 30º em diversas regiões do país.

Calor excessivo pode causar problemas de saúde.

Por isso, se você está se preparando para curtir o final de semana ao ar livre é importante tomar alguns cuidados. Recomenda-se permanecer na sombra durante os horários mais quentes do dia e hidratar-se constantemente. Não apenas, quando a sede da sinais.

Também é importante o uso de roupas frescas e de preferência com proteção solar, bem como o uso de protetores solares aplicados diretamente na pele. Chapéus, bonés e bandanas também podem ajudar na proteção conta o sol. Paralelo a isso, deve se evitar exercícios extenuantes.

Se a ideia é aproveitar o final de semana subindo uma montanha ou escalado é recomendado sair cedo, quando o dia ainda esta fresco. Também é importante dar preferência para paredes e setores de escalada que ficam na sombra.

No entanto, mesmo tomando os devidos cuidados a possibilidade de sofrer algum mal de saúde em função do calor é grande. Nessa época aumentam o número de ocorrências de hipertermia que é quando há um aumento anormal da temperatura corporal. Ela pode evoluir para uma insolação e até mesmo um golpe de calor, e se não forem tratados a tempo pode levar a morte.

O que fazer em caso de insolação?

Segundo o ministério da Saúde, a insolação é uma condição séria provocada pelo excesso de exposição ao sol e ao calor intenso. Ela acontece quando a temperatura corporal ultrapassa os 40º C, fazendo com que o mecanismo de transpiração falhe e o corpo não consiga se resfriar. Os principais sintomas é o super aquecimeto e vermelhidão na cabeça e região do pescoço, dores de cabeça, pescoço dolorido, cansaço, náuseas, vômitos e tonturas.

Em casos de isolação, deve se colocar a pessoa atingida em um ambiente fresco e deitada de costas, para que possa se recuperar o mais rapidamente possível. A cabeça e a parte superior do corpo devem ficar um pouco mais elevadas.  Toalhas frias e molhadas ajudam a resfriar áreas do corpo como o pescoço. Caso a pessoa esteja consciente é importante fornecer água para que ela possa se hidratar.

Deve-se esperar até que a pessoa se recupere. Em algumas situações mais graves, podem ocorrer vômitos intensos, confusão mental ou até perda de consciência. Nesses casos deve-se levar a pessoa imediatamente para o atendimento médico.

O que fazer em caso de um golpe de calor?

O golpe de calor é usualmente confundido com uma insolação. No entanto essa condição é mais grave e pode levar a morte com mais facilidade. Ele ocorre quando uma pessoa fica exposta ao sol ou realiza algum esforço físico excessivo num ambiente quente. Assim a temperatura corporal pode subir para 41ºC em poucos minutos e esse superaquecimento agudo desencadeia uma resposta inflamatória no corpo.

Problemas de consciência, dores de cabeça, tonturas e sonolência, bem como convulsões, vômitos, diarreia e queda da pressão arterial estão entre os sintomas.

Nesse caso deve-se chamar os serviços de emergência imediatamente e o corpo da pessoa atingida por um golpe de calor resfriado o mais rapidamente possível. Manter a pessoa em um local fresco, retirar as roupas supérfluas e dar água pode ajudar na sua recuperação.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário