Ondra realiza 1ª ascensão de ‘Wonderland’, via mais difícil de Arco

0

O atleta da escalada Adam Ondra realizou a primeira ascensão da via Wonderland em Arco, na Itália no último dia 22/03. Ele sugeriu a graduação de 9b+ francês, o equivalente ao 12C na graduação brasileira. Assim essa se torna a via mais difícil da região, conhecida por suas vias de escalada esportiva desafiadoras e com alta graduação.

Ondra escalando a via. Foto: Petr Chodura

Ondra voltou com tudo para a escalada em rocha após um longo período que utilizou para investir nos treinamentos para as Olimpíadas de Tóquio 2020. Essa é a quinta via acima do nono grau que ele encadena em menos de cinco meses.

No entanto, enquanto trabalhava nessa via, o escalador adoeceu e após se recuperar as condições climáticas não permitiram que ele retornasse. Assim ele aguardou desde novembro, quando havia isolado todos os movimentos, até essa semana para encadenar o seu projeto.

A rota foi aberta por Alfredo Weber, mas teve uma interferência de Ondra no seu início. “Não foi fácil, eu realmente tive uma boa luta, mas isso é o que deve ser uma escalada difícil!”, disse Ondra.

“A rota combina com meu estilo, é bastante morfológica (mais difícil se você for baixinho), mas poderia quebrar a barreira do 9b+? Eu honestamente não sei. Também é muito difícil para mim dizer como seria comparado a La dura dura , Change ou Perfecto mundo ”, completou Ondra sobre a graduação proposta.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário