Os perigos de um ataque de abelhas na escalada

1

A escalada é um esporte que traz inúmeros benefícios para a saúde e mente de seus praticantes. Todavia, assim como em qualquer outra atividade em ambientes naturais, a escalada também tem alguns riscos. Entre eles os perigosíssimos ataques de abelhas.

O escaladores ficam mais expostos e vulneráveis a ataques de abelhas.

As abelhas europeias e africanas foram inseridas na flora brasileira para a produção de mel. No entanto essas abelhas são mais agressivas, principalmente as ditas africanizadas. Assim o número de ataques e acidentes com esses insetos aumentaram tanto nas cidades como em ambientes naturais.

Os praticantes de escalada ficam mais expostos durante a atividade na parede. Pois, ao serem pegos de surpresa na parede, não é possível correr e fugir de um enxame. As consequências de um ataque com muitas picadas de abelhas pode levar a pessoa, mesmo sem alergia, a sofrer um choque anafilático. Caso a pessoa não seja socorrida a tempo pode chegar a óbito.

O colunista e montanhista Pedro Hauck fala sobre esse tema no novo vídeo do Canal de Alta Montanha. No vídeo, o montanhista conta alguns casos de ataques de abelhas que infelizmente terminaram em morte, entre eles o caso do escalador Davi Marski e o caso de quatro jovens que faleceram no Pico do Cuscuzeiro em Analândia, interior de São Paulo

Também participa do vídeo uma das turmas de escalada com uma médica e um veterinária falando sobre os acidentes com abelhas e o que fazer durante um ataque desses animais.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

1 comentário

  1. Aconteceu vários ataques de abelhas pelo país mais uma das melhores formas de não acontecer ataques em escaladas procura fazer rapel de baixo de cachoeiras ou encostada na queda da água aí nesse caso é muito seguro abelhas não constroem comédias nesses lugares pois o fluxo de água diante as chuvas são violentos pois as abelhas não gostam contato com água em queda já se fosse algo ou lagoa aí seria grave para vítimas atacadas cada enxame tem um comportamento defensivo de acordo época temperatura ambiente , disponibilidade de néctar pólen é vários fatores que os enxames ficam agressivos uma forma de saber se o enxame vai atacar vem uma ou duas abelhas rodam em volta da pessoa avisando que vai dispara o ataque em massa ali é a hora certa de fugir sempre sair do território delas quanto maior o enxame maior território em volta da comeia ganha podendo atingir 200 metros quadrados e uma perseguição de mais 1km em campo aberto no auge da defesa da comeia lógico quanto mais perto pior o ataque , mas o grave é até 200 metros aí é fatal em 24 de Janeiro de 2015 Maquine Rio Grande do Sul houve um ataque morreu dois e outros despencaram queda a baixo a ú.a altura de 8 metros quando faltou corda os outros tinham despencando a 50 metros do chão e faleceram sempre realizar atividade observando tudo em volta inclusive o voo de trabalho ao campo delas nunca fazer rapel sozinho dicas apicultor Bruno PERINI

Deixe seu comentário