Parque Estadual Pico Paraná pretende incrementar o uso do Shit Tube para visitantes

0

O Parque Estadual do Pico Paraná (PEPP) passará a pedir o uso de Shit Tubes (Tubo de Dejetos) para seus visitantes a partir de dezembro. O equipamento serve para transportar fezes e evitar a contaminação do meio ambiente.

Nascer do sol visto do Itapiroca

O PEPP foi criado em 2002 e abriga inúmeras montanhas, entre elas o a montanha que dá nome a Unidade de Conservação, e também é o ponto mais alto do sul do Brasil, o Pico Paraná com 1.877 metros de altitude.

Essas e outras montanhas do Brasil e do mundo vem sofrendo ao longo dos anos com o acumulo de dejetos humanos. A falta do descarte e tratamento adequado pode causar desde a contaminação do solo e da água até impactos na vida selvagem e desequilíbrio nos ecossistemas.

Nos primeiros quatro meses de 2023, os Parques Estaduais e Unidades de Conservação do Paraná teve um aumento de 98% da visitação. Durante esse período mais de 210 mil pessoas passaram pelas UCs do Paraná, incluindo o PEPP. “É uma solução ecológica para evitar danos de resíduos humanos em ecossistemas naturais com capacidade de absorção e decomposição limitadas”, comenta Marina Rampim, gerente da Unidade de Conservação.

Como fazer um Shit Tube

O Shit Tube pode ser comprado em lojas de produtos para aventura ou feito em casa utilizando um pedaço de cano de PVC e anéis de borracha.

Para confeccionar o Shit Tube você precisará de um pedaço de cano PVC resistente, tampas de PVC (Caps) e borrachas com a mesma circunferência para vedar o tubo.

Você deverá cortar um cano de PVC com um tamanho de 20 a 25cm. Na sequência fixar as borrachas no fundo da tampa, aconselha-se colá-las para que elas não se percam. Por fim, fixe com cola uma das tampas /caps em uma das pontas do cano PVC. A segunda tampa será utilizada para fechar o recipiente.

Na hora de fazer as necessidades em ambiente natural coloque um jornal no chão com um pouco de cal virgem. Após defecar sobre o jornal jogue um pouco mais de cal sobre os dejetos, embrulhe o jornal, guarde em um saco plástico e depois dentro do Shit Tube.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário