Parques da Serra do Mar serão temas de audiência pública no Paraná

0

Os Parques Estaduais da Serra da Baitaca, Pico do Paraná e Pico do Marumbi serão temas de uma audiência pública promovida pela Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) nessa quinta-feira, 27/08, as 9h30. A reunião será realizada de forma online e também será transmitida em TV aberta, além das redes sociais.

Nela serão discutidas medidas para melhorar a segurança, preservar a natureza e o patrimônio histórico e garantir o acesso aos visitantes. Do mesmo modo, também serão debatidas as consequências da pandemia de Coronavírus para as áreas de preservação, os planos de manejo e o controle de acesso às trilhas.

A audiência foi proposta pelo deputado Goura que também é presidente da comissão do Meio Ambiente do Estado do Paraná.  “Esta audiência vai contar com a participação de montanhistas, frequentadores, moradores do entorno, especialistas e representantes dos órgãos ambientais e outras autoridades”, explicou ele.

Parque Estadual Pico do Marumbi – Foto: Gustavo Procat

Participantes

A audiência é aberta a toda comunidade. Entretanto, também estarão presentes o governador Ratinho Junior; o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes; os prefeitos de Morretes, Osmair Costa Coelho; de Piraquara, Marcus Maurício de Souza Tesserolli;  bem como, de Quatro Barras, Angelo Andreatta; de Campina Grande do Sul, Bihl Elerian Zanetti.

Além deles, também participaram o promotor de justiça Alexandre Gaio do Ministério Público do Paraná (MP-PR); o capitão Alexis Iverson Martins, sub comandante do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST) da PM-PR; o tenente-coronel Adilson Luiz Correa da Força Verde da PM-PR; Maurício Savi do Corpo de Socorro em Montanha (Cosmo) e outros representantes das entidades de montanhistas.

 

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário