Planejava escalar o Monte Elbrus na Rússia, e agora?

0

O Monte Elbrus é o ponto mais alto da Europa e faz parte do projeto dos Sete Cumes. Esse é apenas um dos motivos que faz essa montanha nevada despertar o interesse de montanhistas do mundo todo. No entanto, ao contrário do que muita gente imagina, o ponto mais alto da Europa não esta localizado nos Alpes, mas sim na Cordilheira do Cáucaso, na parte europeia da Rússia.

O Monte Elbrus é uma das montanhas mais acessíveis entre os 7 cumes. Foto: Pedro Hauck.

No entanto, com os recentes desdobramentos políticos na região e a invasão da Ucrânia, o montanhismo russo sofreu um grande revés. Diversos países estão boicotando a Rússia e evitando fazer qualquer negócio comercial com o país, inclusive de turismo. Além do boicote econômico, a insegurança também repeliu os visitantes.

Além disso, a Comissão Europeia restringiu o seu espaço aéreo para aviões russos. Ou seja, eles não podem sobrevoar nem pousar em nenhum dos 27 países membros da União Europeia. E em contrapartida, a Russia proibiu que aviões de 36 Estados entrem  no espaço aéreo russo, o que torna a chegada ao país muito mais difícil.

Apesar das restrições, os guias locais que oferecem serviços no Elbrus afirmam que continuarão a receber seus clientes normalmente. Eles acreditam que os conflitos devam ser resolvidos rapidamente e não irão afetar seus negócios. Essa visão deles é formada a partir de uma fortíssima propaganda estatal que vê a guerra como uma ação necessária para ajudar a Ucrânia.

E para quem planejava viajar para Rússia?
Já comprou passagem?

Quem já estava com a data da viagem marcada e as passagens para a Rússia no bolso deve ficar atento as comunicações das empresas aéreas. A maioria delas já cancelou seus voos para a terra dos czares. Assim, quem já possuía bilhetes aéreos deverá consultar as opções para deixar a passagem em aberto ou pedir reembolso sem a cobrança de multas.

Possui reserva com alguma agência de viagem?

As agências de viagem trabalham com diferentes políticas de cancelamento. No entanto, a maioria delas esta oferecendo opções de viagens para outros locais ou reembolso diante dessa situação. Na Soul Outdoor, também é possível reservar o valor em forma de créditos para o futuro.

A melhor opção é esperar

Mas mesmo resolvendo os trâmites burocráticos do adiamento de uma viagem, há aquela dúvida sobre quando será possível viajar para lá novamente. Infelizmente não há nenhuma previsão para isso. De qualquer forma, viajar para um país envolvido em uma guerra traz insegurança e não é recomendado, exceto em casos de urgência.

 

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário