Por que usar meias de compressão no trail running?

0

O trail running vem se popularizando cada vez mais no Brasil. Com o crescimento do esporte, também aumentaram as ofertas de equipamentos específicos para as atividades. Mas você sabe por que deve usar meias de compressão para praticar o trail running? Quais vantagens esse equipamento oferece?

As meias de compressão podem auxiliar nas corridas mais longas.

As meias de compressão são importantes para qualquer praticante dessa atividade, não penas para que já possuam uma lesão ou sofram com problemas de circulação. Elas também podem atuar de forma preventiva contra o desgaste muscular que a atividade provoca.

Ao correr, a musculatura das pernas sofrem um impacto, vibrando todas as vezes que os pés entram em contato com o chão, e retornam para uma posição inicial quando se contraem. Isso exige bastante da musculatura, e quanto mais irregular for o terreno, mais desgastes a pessoa irá ter. Para isso, basta observar que correr na areia, grama ou cascalho é muito mais pesado do que correr no asfalto.

Como as meias funcionam?

Assim, as meias de compressão funcionam como um tipo de contenção, evitando que o músculo vibre muito.  Elas servem como um reforço para a musculatura e são usadas como um suporte aos músculos, minimizando a fadiga muscular e reduzindo o risco de lesões.  Desta forma, as pernas terão mais resistência e força para treinos e corridas longas.

São essenciais para prevenir o desgaste e a fadiga muscular.

Além disso, há pesquisas que apontam que as meias de compressão ajudam na absorção do Lactato, uma substância produzida pelo próprio corpo durante os exercícios e que causa dor e queimação nos músculos. Os fabricantes também afirmam que elas melhoram a distribuição do oxigênio e por isso ajudam a evitar as terríveis câimbras.

É preciso testar até encontrar as que melhor se adaptam ao seu corpo.

Apesar dos vários benefícios que as meias de compressão podem oferecer, alguns especialistas são contra o uso das meias em todos os treinos. Eles afirmam que o uso excessivo das meias pode acostumar mal o músculo e ele pode perder a capacidade de adaptação natural.  Assim, é recomendado que alterne as práticas com meias compressoras e sem.

Outras pessoas também reclamam que as meias de compressão são muito apertadas ou esquentam demais. Para isso, é importante dar preferência para usá-las em dias frios até se acostumar. Quanto a compressão, opte por meias de compressão gradual, que são mais apertadas em volta dos tornozelos e menos apertadas perto do joelho. Além disso, recomenda-se que para a prática de exercícios, seja utilizadas meias de nível leve e o moderado (8 a 20 mmHg).

 

Fontes: Meia de compressão realmente funciona? Por Ana Paula Simões e suacorrida.com.br 

 

 

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário