Prepare-se! Muito frio e neve para a próxima semana

0

Maio tradicionalmente marca o início do inverno no Brasil e esse ano não será diferente. Meteorologistas apontam que uma intensa onda de frio irá derrubar as temperaturas já na próxima semana, com possibilidade de geada até no sudeste e centro-oeste e neve em alguns pontos do sul do país. Ainda é cedo para cravar as temperaturas previstas, mas vários modelos meteorológicos apontam para recordes de frio entre os meses de maio. Assim, é chegada a hora de retirar as roupas mais quentes e cobertores do armário.

As geadas podem atingir inclusive as regiões sudeste e centro-oeste.

As quedas da temperatura começam já nessa sexta-feira, 13 de maio, nas serras gaúcha e catarinense com possibilidade de geada. Segundo os meteorologistas, a partir do final de semana uma frente fria avança sobre todo o pais, causando chuvas. Todavia, essa frente fria não está sozinha. Ela virá acompanhada de um ciclone extratropical, que vai ficar parado no oceano, e por uma intensa massa de ar polar.

Neve e geada

Assim, o frio mais intenso deve ocorrer entre os dias 17 a 19/05. A junção de temperaturas frias devido a massa de ar polar e o tempo mais úmido ocasionado pelo ciclone aumentam as possibilidades de neve nos pontos mais altos da serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Já as chances de geada vão até o dia 22/05 e podem afetar toda a região sul do país, bem como o sul de Minas Gerais, a Serra da Mantiqueira, alguns pontos de São Paulo e parte de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o Climatempo “será uma onda de frio muito intensa para o mês de maio e várias cidades podem bater recordes de muitos anos. Na capital paulista, por exemplo, a temperatura mínima pode ficar abaixo de 10°C no dia 19 de maio”.

Caso precise repor alguma peça de frio não deixe de passar no site da loja AltaMontanha. Estamos com uma ampla variedade de produtos para você não passar frio nesse inverno.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário