Prevenção de acidentes em ambientes outdoor

0

Durante a primavera e o verão o número de acidentes em ambientes outdoor aumentam, isso em decorrência do calor extremo, do aumento de chuvas e tempestades e também da circulação de animais peçonhentos. Por isso é importante estar ciente dos riscos que a prática do montanhismo trás e saber como agir.

Para isso, o Altamontanha.com convidou o Bombeiro Rafael Barbaroto para nos dar algumas dicas de como agir caso haja um acidente durante a trilha.

Mantenha o celular carregado

Você pode usar o seu celular para tirar fotos ou como GPS, mas não se esqueça de guardar um pouco de bateria caso seja necessário fazer uma ligação para algum serviço de emergência.

Passando as informações

Ao ligar para o serviço de emergência é preciso que você passe o maior número de informações possíveis sobre o estado de como a vítima esta. Isso ajudará a equipe de socorro a planejar o resgate.

Saber a sua condição física

Muitas pessoas passam mal na montanha por não terem o preparo físico necessário e chegarem a um estágio de fadiga ou exaustão. Para que isso não aconteça é importante que cada um tenha consciência do seus limites e que as pessoas que estão mais acostumadas respeitem o limite de quem nunca foi por exemplo e não o force a continuar ou a andar mais rápido.

Utilizar equipamentos adequados

É muito comum as pessoas se planejarem um bate volta ou uma saída rápida para a montanha em dias mais quentes apenas considerando que o clima está bom. Porém, durante uma trilha pode ocorrer inúmeros imprevistos e atrasos. Assim é importante estar com o mínimo de equipamentos necessários dentro da mochila, com uma blusa ou jaqueta impermeável e um cobertor de emergência.

Ter mais água, comida e lanterna

Sempre planeje sua trilha contando com atrasos e sabendo que ela pode entrar noite adentro. Então sempre leve um pouco de água e comida a mais caso precise passar mais tempo na montanha. Também é importante ter uma lanterna e pilhas novas.

Ter consciência de que vai demorar

O resgate em montanhas sempre é demorado. Então se você se machucar saiba que vai precisar esperar até que o socorro chegue. Por isso, em  caso de emergência é preciso manter a calma.

Bombeiros resgatando vítimas na Chapada da Diamantina.

Carregue um apito

Os Bombeiros e equipes de resgate carregam um apito para se comunicar com as vítimas perdidas. Se você tiver um apito para responder ao chamado da equipe, será bem mais fácil e rápido deles te encontrarem.

Compartilhar

Sobre o autor

Redação - AM

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário