Retrospectiva 20 anos Alta Montanha: Baruntse / Makalu: brasileiros no Himalaya

0

O Portal Alta Montanha é um canal de divulgação dos principais feitos no montanhismo mundial. E Muitas vezes destacou o nome de montanhistas brasileiros que alcançaram as maiores montanhas do mundo. Registrando o montanhismo brasileiro na história da escalada mundial. Em 2007 os brasileiros  Waldemar Niclevicz, Irivan Gustavo Burda, Mauricio Clauzet, Alexandre Silva e Eduardo Gualberto embarcaram em uma grande expedição no Himalaia.

Makalu

EXPEDIÇÃO BARUNTSE – MAKALU 2007

Cinco brasileiros e um francês seguem com o objetivo de escalar o Baruntse (7129m de altitude) e o Makalu (8463m) ambos no Himalaya. É um objetivo inédito para os brasileiros, a equipe que escalará o Baruntse parte junto com Waldemar no dia 28 de março para Kathmandu aonde se encontrarão com Irivan Burda, que após passar uns meses escalando na Europa, já se encontra em Kathmandu, resolvendo uma série de pendências da expedição, exemplo: comprando baterias para o sistema de captação de energia solar, comprando 300 metros de cordas, e acertando detalhes de logística.

No dia 8 de março faltando menos de 19 dias para o início da Expedição Brasil Makalu, Waldemar Niclevicz, o maior alpinista brasileiro, que já escalou 6 dos catorze 8000m, incluindo o Everest e o K2 e o primeiro a levar a bandeira do Brasil aos Sete Cumes de cada continente do mundo, divulgou os nomes dos integrantes que participarão desta expedição no Himalaya.

Baruntse (7.129m):
1. Waldemar Niclevicz
2. Irivan Gustavo Burda
3. Mauricio Clauzet
4. Alexandre Silva
5. Eduardo Gualberto

Makalu (8.463m):
1. Waldemar Niclevicz
2. Irivan Gustavo Burda
3. Mauricio Clauzet
4. Gilles Bouchet

As escaladas de cada montanha serão divididas em dois grupos distintos, a que fará o Baruntse integrada somente por brasileiros e a do Makalu que terá além de três brasileiros a companhia de um francês, Gilles Bouchet, para que os custos da expedição ficassem mais acessíveis, pois Niclevicz e Irivan não estão contanto com nenhum patrocínio.

Irivan já se encontra em Kathmandu, enquanto Mauricio Clauzet está em Madri, o restante da equipe se reuniu com Niclevicz na semana passada em São Paulo, confirmando a equipe e finalizando a espera pela divulgação dos nomes que integrariam a expedição.

Na equipe do Makalu o francês Gilles Bouchet já escalou o Everest (8.848m) e o Nanga Parbat (8.125m), além de uma tentativa no K2 (8.611m). O seu site é http://chezgillesbouchet.free.fr/.

O Irivan já escalou com Niclevicz o Everest em 2005, o Lhotse (8.501m) em 2002, a Trango Tower e muitas outras montanhas. Márcia Foltran, sua esposa, ficará no acampamento-base e, entre outras responsabilidades, enviará as notícias via satélite para a atualização do site pessoal de Niclevicz: http://www.niclevicz.com.br/.

A grande e boa novidade para a equipe do Makalu foi a confirmação do Mauricio Clauzet, que é mais conhecido entre os montanhistas pelo apelido de “Tonto”, um grande escalador e apaixonado por vídeos de escalada, para saber mais a respeito é só acessar o site www.hangon.com.br. Até alguns dias atrás o Tonto iria apenas enfrentar o Baruntse, mas acabou encontrando um patrocinador e agora vai junto encarar o Makalu.

O grupo do Baruntse conta com a presença de outros dois amigos de Niclevicz, o Alexandre Silva, dono do ginásio de escaladas Casa de Pedra, http://www.casadepedra.com.br/, e o Eduardo Gualberto, que além de escalador e apaixonado por off road, e é médico.

Os grupos farão juntos a aproximação até a base das montanhas, esta caminhada terá a duração de 10 dias, o seu início será na pista de pouso de Tumlingtar (500m), e depois de 70Km, os deixará no acampamento-base (4.900m) do Makalu.

Após um dia de descanso irão até o acampamento-base avançado (5.600m), lá irá ficar Gilles Bouchet, o cozinheiro e seu auxiliar que os acompanharão até o final da escalada do Makalu, o restante da equipe volta no mesmo dia para o acampamento-base, de onde serão feitas as investidas para o Baruntse.

Abaixo um pouco sobre a trajetória brasileira nas montanhas acima dos 8000m, retirado de um texto do blog do ToNTo

Dos brasileiros que conseguiram sucesso em um 8000m, rapidamente podemos citar todos os seis:
– Waldemar Niclevicz (Everest duas vezes, K2, Gasherbrum, Shisha Pangma, Cho Oyu, Lhotse)
– Mozart Catão (Everest – faleceu em 1998 na Face Sul do Aconcágua)
– Irivan Burda (Lhotse e Everest)
– Paulo Coelho (Cho Oyu)
– Vitor Negrete (Everest duas vezes, a segunda sem oxigênio, onde infelizmente veio a falecer ao retornar do cume em 2005).
– Ana Elisa Boscarioli (Cho Oyu e Everest)

Cabe destacar também outros brasileiros que já tentaram algum 8000m mas sem atingir o topo: Sérgio Beck, Tomaz Brandolin, Helena Coelho, Rodrigo Rainieri, Marcelo Santos e Alir Wellner.

Fontes: http://www.niclevicz.com.br;
http://tontohangon.blogspot.com/

E para você que leu esse artigo que faz parte da nossa história, deixamos aqui uma oferta para que nós também possamos fazer parte da sua história: Carteira RFID Blocking Travel da Naturehike para você usar ou presentear algué especial que gosta de praticidade e segurança.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário