Conheça as Meias que combatem o chulé!

0

Ao usar um calçado por dias seguidos como em uma caminhada de longa distância, pode ocorrer a proliferação de bactérias que causam mau odor nos pés. Mas se livrar o terrível chulé é mais fácil do que se imagina. O uso de meias apropriadas pode ser um aliado nessa luta contra o chulé.

As meias com tecnologia eliminam o suor e ajudam a prevenir o chulé, bolhas nos pés e outros incômodos.

O mau odor nos pés é resultado da digestão das bactérias que se alimentam do suor e das células mortas oriundas da renovação da pele. Nesse processo as bactérias eliminam gases como o ácido isovalérico e metanotiol, que são os causadores do chulé. Um calçado que não respira bem e mantém seus pés úmidos, forma um ambiente propício para que essas bactérias se proliferem. Além disso, ao manter seu pé abafado nessas condições, sem ventilação o odor se intensifica.

É comum ouvirmos que as meias de algodão são melhores para combater o chulé, pois absorvem a umidade dos pés. No entanto, essas meias não possuem capacidade de se secarem rapidamente, assim em longas caminhadas o seu pé continuará úmido podendo resultar não só em chulé, mas também em bolhas, frieiras e outros incômodos.

Já as meias com tecnologia possuem a capacidade de eliminar o suor e mantenha seu pé seco. Existem várias opções de materiais que possuem essa capacidade de mandar para longe dos seus pés o suor como as meias de merino, de poliamida e também de poliéster.

Meias de Merino

Essas meias são feitas com a lã das ovelhas da raça Merino. Esse material é altamente eficiente na transferência de umidade e suor para longe do corpo do animal e assim também acontece quando utilizamos em tecidos para roupas e meias. Bem como ela possui um alto poder de aquecimento, assim você esquentará seus pés sem a necessidade de usar tanto material. Uma meia mais fina e confortável mas que mantém seu pé seco e aquecido.

As famosas ovelhas de Merino.

Meias de Poliamida e Poliéster

O poliéster e a poliamida são materiais sintéticos com origem no petróleo. No entanto, esses tecidos também possuem a capacidade de transportar o suor e a umidade para longe dos seus pés. A marca Lorpen é especialista no desenvolvimento de meias que além de contar com esses materiais também possuem tecnologias na própria trama do tecido e tratamento impermeável para que as meias não acumulem umidade.

As meias de poliéster e poliamida com tecnologia possuem poder de secagem mais rápida.

No entanto, as meias que são feitas nesse material, porém muito fechadas e sem uma construção adequada também podem causar chulé. Por isso, de preferência para meias especificas para atividades outdoor por exemplo.

O uso de meias apropriadas ajudará a manter seus pés livres de suor. No entanto, também é preciso um calçado respirável para ajudar a eliminar toda essa umidade. Porém, se mesmo com o uso de meias e calçados adequados e com a higienização correta dos seus pés, você ainda tem chulé, é preciso consultar um médico, pois isso pode ser sinal de algum problema mais sério.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário