Serra do Cipó começa a receber turistas e escaladores novamente

0

A Serra do Cipó localizada em Minas Gerais é considerada a Meca da escalada esportiva brasileira e possui inúmeras trilhas, cachoeiras e atrações naturais. Todavia, a região não recebe turistas e escaladores devido o combate ao Coronavírus desde março. Essa semana, no entanto, a prefeitura de Santana do Riacho anunciou a reabertura gradual dos atrativos turísticos, pousadas e hotéis a partir de hoje, 21/08.

A Serra do Cipó abriga diversas belezas naturais. Foto: Tom Alves.

Atrativos turísticos

Entretanto, para quem quer visitar a famosa Serra do Cipó é importante saber que nem todas as atrações turísticas estão liberadas. A princípio a Serra do Cipó e os receptivos turísticos só reabriram a partir de 01/09, com mecanismos de controle de entrada e saída. Além disso, a visitação só será permitida de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h até 20/09.

A prefeitura pretende fazer a liberação gradual dos atrativos, e prevê que apenas a partir de outubro tenha todos os locais abertos. Já os campings só poderão ocorrer a partir de 19 de novembro.

A escalada

A escalada na Serra do Cipó é realizada em uma área privada, entretanto controlada pela Associação de Escaladores da Serra do Cipó (AESC).  No Morro da Pedreira,  é permitida a escalada de segunda a sexta-feira, porém com regras de segurança contra o Covid-19, desde 22/06.

Escalada na Serra do Cipó. Foto: Bruno Graciano

Entre as recomendações sanitárias da AESC está:

  • Escalar apenas em dupla e evitar a formação de grupos maiores;
  • Manter distância mínima de cinco metros nas trilhas;
  • Usar mascara enquanto estiver na base das vias;
  • Higienizar as mãos constantemente e principalmente antes de entrar e ao sair de uma via;
  • Não escalar em vias lado a lado simultaneamente;
  • Evitar passar pelo túnel da Sala de Justiça. Caso isso seja necessário, apenas uma dupla, usando mascara e com as mãos higienizadas, devem passar por vez.

Pousadas, hotéis e restaurantes

O decreto assinado pelo prefeito André Ferreira Torres, permite a volta dos estabelecimentos comerciais e da rede hoteleira na cidade a partir de 21/08. Todavia as pousadas deverão ter no máximo 60% da capacidade ocupada e os bares e restaurantes irão funcionar das 11h às 21h. “Então pedimos a todos que vierem visitar ou hospedar aqui no município que faça suas reservas antecipadas e que respeitem os horários e as limitações de cada estabelecimento”, disse o prefeito.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário