Se você pratica ou começou a praticar recentemente atividades de aventura, já deve ter ouvido falar no sistema de camadas. Muito famoso dentro do mundo dos esportes outdoor, ele é o conjunto de roupas que busca garantir o conforto térmico tanto nos dias mais frios quanto nos mais quentes.
Além dos praticantes de esportes de aventura, ele também é muito utilizado no meio urbano, pois é prático para alcançar o conforto térmico, independente do ambiente que você está e da atividade que está fazendo.
O que é conforto térmico e qual é a influência do sistema de camadas sobre ele?
Basicamente, o conforto térmico é a condição ideal de temperatura, que nos permite não sentir frio nem calor. Ele é regulado para estar entre 36,6 a 37 °C, temperatura ideal em que nossas funções metabólicas e fisiológicas conseguem trabalhar adequadamente.
Em função dos processos metabólicos do corpo, estamos constantemente gerando e liberando calor, em situações normais, para manter o equilíbrio térmico. Por isso, temos as seguintes situações:
- Temperatura superior ao ideal: nosso corpo utiliza mecanismos para liberar esse calor em maior quantidade, a transpiração é um exemplo.
- Temperatura abaixo do ideal: nosso corpo tenta retê-la, através de mecanismos como os arrepios e os tremores.
E são nesses momentos que o sistema de camadas age, pois, no caso da perda excessiva, isola o calor corporal do frio do ambiente, e, no caso do superaquecimento, auxilia na evaporação da transpiração.
Explicando o seu uso em situações:
Durante uma atividade física: o corpo começa a produzir mais calor e, consequentemente, começa a liberar mais calor (suor). Nesse momento o sistema de camada é importante pois, no início da atividade a pessoa ainda sentirá mais frio, porque ainda não emite muito calor. Mas, conforme seu corpo vai aquecendo, ela terá que tirar algumas camadas, para evitar um “superaquecimento” ou desconforto térmico.
No dia a dia ou em viagens: quando exposto ao frio, utilizamos peças de roupas para isolar cada vez mais o nosso calor, evitando passar frio. Porém, é comum que dentro de estabelecimentos a temperatura do ambiente seja mais alta. Combinando isso com as camadas de aquecimento, provavelmente a temperatura corporal aumente, sendo necessário remover algumas camadas de aquecimento.
Quais são as camadas de aquecimento?
- Primeira camada: Segunda pele.
- Segunda camada: Fleece, pluma e sintética.
- Terceira camada: Anorak (Corta vento e impermeável).
Explicando cada camada:
– Primeira camada:
- Função:
- Manter a temperatura no corpo e expulsar o suor.
- O corpo produz o calor e a primeira camada funcionará como uma primeira barreira de isolamento, evitando que esse calor seja perdido. Além disso, para evitar a umidade resultante do suor, que auxilia na perda calorífica, a primeira camada também será responsável por tirar o suor do contato com a pele e “jogar para fora”.
- Como usar:
- Ela deve ficar justa ao corpo, como se realmente fosse uma segunda pele. Isso evita que o calor seja perdido e auxilia na evaporação do suor.
- Características:
- Confeccionadas com materiais que não retém a umidade, ou seja, que permitam a evaporação do suor, como a poliamida de o poliéster.
- Pode ser peluciada ou não.
- Possui diversas espessuras.
– Segunda camada:
- Função:
- Isolamento térmico “aquecimento”.
- É mais uma camada responsável pelo isolamento térmico.
- Características de cada modelo:
- Fleece: É um material sintético, que fornece um bom isolamento com um baixo peso. Além disso, é muito respirável e possui um bom desempenho mesmo em ambientes úmidos.
- Enchimento de pluma: É um material natural, que se destaca pelo excelente isolamento aliado a um volume e peso muito baixo. Em contrapartida, seu desempenho em ambientes úmidos é baixo.
- Enchimento sintético: É uma alternativa à pluma, que conta com ótimo poder de aquecimento e um bom desempenho em ambientes úmidos. Porém, é uma opção mais volumosa e pesada quando comparada ao de pluma.
:: Leia também: Pluma de ganso ou fibra sintética, qual a diferença?
*Curiosidade: No sistema de 3 camadas é possível utilizar dois modelos de segunda camada ao mesmo tempo, por exemplo, um fleece e uma jaqueta de pluma, ou, até mesmo, dois fleeces, etc.
– Terceira camada:
- Função:
- Proteção contra o vento, a chuva e a neve.
- Essa camada será a última (mais externa), que mantém seco e corta o vento, dois dos motivos responsáveis pela perda de temperatura. Além disso, para que você fique seco, é importante que ela tenha uma boa respirabilidade, para “expulsar” o suor.
- Características:
- Impermeabilidade: a impermeabilização varia de acordo com o modelo e deve ser escolhida de acordo com a atividade e o clima da região a ser visitada.
- Abertura nas axilas: modelos que possuem essa abertura costumam ser mais respiráveis.
- Espessura: alguns modelos são mais grossos e outros mais finos. Isso influencia no volume e pode influenciar na resistência.
- Capuz: a maioria dos modelos possui capuz, para que você possa proteger sua cabeça contra a chuva e o vento.
Curiosidade: No caso dos montanhistas e escaladores, o sistema de camadas é utilizado tanto em montanhas mais baixas quanto em alta montanha, a diferença será apenas com relação à espessura e algumas tecnologias. Além disso, em alta montanha a bota também possui um sistema de camadas.
Além das camadas para o tronco, quando o frio for intenso o sistema deve ser implantado nas outras regiões do corpo, como membros inferiores, cabeça e extremidades, pois, se desprotegidas, ocorrerá a perda de calor por essas regiões.
Então, se você tem interesse em se vestir de forma confortável e prática, o sistema de camadas é perfeito para você. Acesse agora a loja AltaMontanha e confira as mais variadas opções de peças de cada parte do sistema.
Seguem 5 dicas que vale a pena ser reforçada:
- O sistema de camadas é muito utilizado no mundo outdoor e também é perfeito para usar no dia a dia.
- É prático e proporciona ótimo conforto térmico, independente do clima.
- Caso ocorra a perda de temperatura, o conjunto de peças isola o calor corporal do frio do ambiente, te mantendo aquecido.
- O sistema de camadas é composto pela: primeira camada, segunda camada e terceira camada.
- Cada camada conta com características e funções específicas para maior poder de controle térmico.