Sul do Brasil pode ter neve nos próximos dias

1

A tempestade acompanhada pelo ciclone que atingiu os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, abriu caminho para uma frente fria com uma massa de ar polar. Assim, surgiu a possibilidade de neve nas regiões montanhosas e mais altas desses três estados.

Moradores aguardam o fenômeno nos próximos dias

As regiões do Planalto Sul Catarinense, em Santa Catarina (SC) e de São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul (RS) estão entre as mais propicias para a formação desse fenômeno por estarem a mais de mil metros de altitude. Assim também acontece na cidade de Palmas no Paraná que teve seus moradores surpreendidos por uma pequena quantidade de neve em seus gramados.

Em São Joaquim da Serra, uma das cidades mais frias do país foi registrado uma chuva congelada nessa quinta-feira, 02/07. Entretanto a neve ainda não aconteceu. Segundo metereologistas para haver neve é preciso que todas as camadas da atmosfera tenha temperatura abaixo de 0ºC. Assim, os flocos não perderiam suas características antes de chegar ao solo se transformando em chuva ou gelo.

:: Leia também a Coluna sobre uma das últimas vezes que esse fenômeno aconteceu – Neve Brasileira, entre sessões de quimioterapia – parte 1

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

1 comentário

Deixe seu comentário