O Monte Elbrus localizado na região do Cáucaso na Rússia é considerado o ponto mais alto da Europa e conhecido pelas baixas temperaturas e forte presença de neve. No entanto uma tempestade repentina na tarde de 23/09 matou cinco montanhistas e deixou outros 15 feridos durante a escalada a essa montanha.
Os cinco pertenciam a um grupo de 19 montanhistas que ficou preso a cerca de 5.400 metros de altitude devido a repentina piora das condições climáticas. O grupo foi surpreendido por uma tempestade com ventos de 70 metros por segundo e 20 graus negativos de temperatura. De acordo com um dos guias, Denis Alimov, a mudança no tempo foi muito rápida. “O tempo piorou literalmente em meia hora”, contou.
Ele também contou que uma mulher, integrante do grupo, havia passado mal e desistido antes da tempestade. Ela e um guia tentaram retornar para os refúgios, mas não houve tempo suficiente e ela faleceu na descida.
Durante a tempestade, um segundo integrante do grupo feriu a perna, assim, os guias decidiram dividir o grupo para aumentar as chances de sobreviventes. “Os que andam mais rápido e os mais devagar”, explicou Alimov. “Enquanto desciam, mais duas pessoas morreram em um dos grupos. Mas a decisão de se dividir foi certa, de outra maneira poderia ter havido mais baixas”, acrescentou.
O pedido de socorro chegou por volta das 17 horas e o serviço de resgate foi acionado rapidamente. De acordo com o Ministério de Emergências regional, 69 pessoas em 16 veículos participaram da operação de busca. Eles chegaram até as vítimas utilizando os veículos Snowcats que são máquinas com esteiras utilizadas para preparar as pistas de esqui e transportar montanhistas entre os refúgios. A operação de resgate durou mais de cinco horas e terminou durante a madrugada de sexta-feira.
A tempestade também deixou feridos
Além dos mortos, outros integrantes do grupo sofreram ferimentos devido ao frio intenso e a falta de visibilidade durante a tempestade. Segundo a agência Ria Novosti, dois foram internados na unidade de terapia intensiva, outros três na unidade de queimados, dois na traumatologia e outro foi submetido a cirurgia no tórax. “Um deles praticamente perdeu a visão”, disse o guia.
O Monte Elbrus, possui 5.642 metros de altura e esta localizado pouco ao norte da fronteira com a Geórgia. Essa montanha é conhecida por suas mudanças repentinas no clima e nas condições de escalada.
2 Comentários
Na boa, o que que estas pessoas estavam fazendo ali? Que graça tem caminhar numa montanha branca e gelada. Já vi o Everest de perto (do avião e por terra, no Tibet) , mas para quer subir?? Não aguento este povo que quer escalar Everest, Himalaia, Kilimanjaro ou sei lá mais o que? Só servem para dar trabalho para bombeiros e gastar dinheiro público de países pobres, no geral.
Quem disse a vc q gastam dinheiro publico ?
Pelo contrario os alpinista deixam dinheiro nesses lugares