Você sabia que existe um período ideal para ir à montanha? E que esse período é diferente em cada lugar do mundo? O conceito de temporada de montanhismo é bastante conhecido entre os praticantes dessa atividade. Porém, ainda é comum encontrar pessoas que insistem em ir para a montanha fora da temporada, muitas vezes despreparadas e correndo riscos.
Assim, o vídeo do montanhista Pedro Hauck dessa semana no Canal de Youtube do Alta Montanha fala sobre esse importante ponto para a prática do montanhismo. No Brasil, o período ideal para praticar atividades em ambientes naturais é durante a época mais fria do ano. Ou seja, mais ou menos no período que vai de abril a meados de outubro.
Isso acontece porque, apesar do frio, nesse período há menos chuvas e menos animais peçonhentos, sem contar que as temperaturas mais amenas ajudam o corpo a responder melhor ao exercício. Durante o verão, as atividades em montanha se tornam mais exaustivas devido à desidratação e as chuvas repentinas aumentam o risco de hipotermia.
Muitas pessoas optam por mudar de ares durante a época mais quente do ano. Alguns focam em hikes mais curtos, escaladas esportivas, treinamentos em academia, entre outras atividades para manter a forma física e não perder o pique de subir montanha.
No entanto, uma boa opção para quem não quer deixar de estar em uma boa aventura durante os meses de verão é explorar as montanhas de outros países, com as da Argentina e Chile, por exemplo. Lá o clima fica mais quente, mais seco, no entanto mais agradável para a prática de atividades outdoor.
Em resumo, a regra de ouro ao planejar uma grande aventura é sempre pesquisar o clima do local que você pretende visitar. Brasil durante o inverno, Argentina e Chile no verão, Everest na primavera ou outono e assim por diante. Ao conhecer as temporadas de montanhismo de cada país você aumentará as chances de sucesso da sua viagem ou expedição.
Não deixe de também assistir as dicas do Pedro Hauck:
1 comentário
Pingback: Trekking no mundo: confira os destinos mais bonitos!