Tiago Toricelli chega ao cume do Lhotse e representa o Brasil nas montanhas acima de 8 mil metros nessa temporada

0

Em uma temporada marcada pela ausência de brasileiros no cume do Everest, e pelo clima extremo, o montanhista Tiago Toricelli chegou ao cume do Lhotse (8.516 m), a quarta montanha mais alta do mundo, localizada ao lado do Everest no Himalaia, no Nepal.

Tiago comemorando o cume. Foto: @ttoricelli

Ele chegou ao topo do Lhotse no dia 24/05, por volta do meio-dia no horário local, após aproximadamente 11 horas de escalada. Com isso, Tiago se tornou o único brasileiro a atingir o cume de uma montanha com mais de 8 mil metros de altitude nesta temporada de primavera no Himalaia.

Antes do cume no Lhotse, o montanhista havia integrado a equipe brasileira que tentou o cume do Everest (8.848 m). Ele chegou até os 8.400 metros de altitude no dia 23 de maio, mas precisou recuar devido às condições climáticas adversas. No dia seguinte, ele partiu para o Lhotse — que compartilha parte da rota com o Everest — e chegou ao cume.

“Uma única palavra a cada um de vocês: OBRIGADO! Por tanta energia, palavras de afeto, torcida, enfim, meu muito, muito obrigado”, escreveu Tiago em suas redes sociais após o cume.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Comments are closed.