Um usuário do Facebook afirmou em um grupo público que vai fazer fogueira no feriado de páscoa na montanha Monte Crista, em Santa Catarina, e garante que ninguém irá impedi-lo.
A discussão começou em um grupo do Facebook, num vídeo em que alguns voluntários da Brigada de Incêndio da FEPAM orientam alguns trilheiros do perigo que uma fogueira pode trazer à vegetação de uma montanha, e logo em seguida, todos juntos apagam a fogueira, demonstrando respeito e educação.
Porém, sendo extremamente grosseiro, o cidadão em um comentário afirma que “…fosse minha fogueira ninguém apagaria não…”
Logo depois ao ser inquirido onde faria a fogueira, o incendiário alerta que fará a fogueira no “Monte crista, na Páscoa” para depois, mais uma vez de forma grosseira, “falar que irá chegar as vias de fato em quem tentar impedir”.
A conversa está pública no grupo Trilhas do Paraná e você conferir aqui: https://www.facebook.com/100001285930661/videos/4094280703958087/
Nota: A pressão que os montanhistas fizeram sobre o incendiário, fez quem este se arrependesse e apagasse o post. Esperamos que apague também esse desrespeito pelas montanhas e pelo meio ambiente, que apague essa ideia medíocre de impor a vontade por meio da força e que ajude a apagar eventuais incêndios que venham a ocorrer nas montanhas.
Nós ocultamos o nome e a foto do indivíduo porque acreditamos na educação como forma de solucionar os problemas e não na violência, seja ela física ou digital. Ainda assim preservamos os prints dos posts, para eventuais dúvidas que podem surgir acerca da matéria aqui exposta.
Fogueira em montanha não é legal!
Nas regiões montanhosas do Sul e Sudeste brasileiro, os cumes são compostos por vegetação rasteira que queima muito fácil, principalmente quando está em período seco.
Quando se faz uma fogueira, por maior cuidado que se tenha, é difícil controlar as chamas, e é comum que pequenas brasas e fagulhas escapem. E aí que está o problema, pois basta uma pequena fagulha para tornar o topo de uma montanha inteiro num grande incêndio, que destrói a flora e a fauna local.
Além disso, a lenha utilizada nas fogueiras em montanhas são arrancadas da vegetação local, para queimar. Os topos de montanha possuem vegetação extremamente frágil e escassa, leva de anos à décadas para se recompor…
Não é legal e não é gentil com a natureza do local e muito menos com os demais usuários e montanhistas. Deixemos as fogueiras para longe dos topos de montanha.
Assim, pedimos apoio tanto dos montanhistas quanto da Polícia Militar e Força Verde para que respondam esses incendiários à altura, protegendo o meio ambiente e as pessoas que frequentam e respeitam as montanhas!
4 Comentários
A Mantiqueira ardeu em vários pontos no ano passado e por meses a fio, e em pelo menos uma situação a causa identificada do incêndio foi uma fogueira que fugiu do controle. Uma serra devastada pelo fogo é uma das cenas mais tristes que um montanhista pode ter gravada em suas retinas. Lugar de fogueira, definitivamente, não é nas montanhas.
A trajetória do Benke e admirável e exemplar,pois ao abraçar o Montanhismo, também o conduziu ao voo livre, super atuante, exibiu competência comercial ao suprir as essas atividades, com a melhor loja das melhores marcas para essas práticas,e ainda ao criar o mais importante veículo de comunicação chamado Alta Montanha. Sua emprpsa íntegra as maiores competências técnicas além de guias
Obrigado pelos elogios Vita! 🙂
Não sou xiita quanto a fogueiras, dá para fazer com segurança sim… Presenciei alguns incêndios na Serra Geral de SC, foram todos propositais, ou seja, queimadas. É uma antiga tradição dos agricultores, não sei exatamente o benefício que pode trazer, uma vez que sequer há plantações nas áreas queimadas. Periodicamente, repetem o processo, em regiões de vegetação rasteira. A lenha usada em fogueiras precisa estar seca, apenas galhos mortos servem, são coletados soltos no chão.