Turista resgatado em trilha na Serra do Mar será multado em R$10 mil

0

Um turista de 27 anos foi resgatado em 30/01 pela Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de São Paulo. O homem que estava desaparecido há cinco dias conseguiu ligar para os Bombeiros e pedir ajudar. No entanto, precisará pagar uma multa por ter acessado o local irregularmente.

O homem após ser resgatado em meio a mata. Foto: Prefeitura de Bertioga.

A identidade do jovem não foi divulgada, no entanto foi informado que ele é um morador de Brasília. A vítima estava realizando uma trilha no Parque Estadual da Restinga de Bertioga, próximo a Rodovia Mogi-Bertioga. Durante a atividade ele sofreu uma torção no tornozelo, e passou a ter dificuldades de se locomover.

Apesar disso, no final da tarde do dia 29/01 ele conseguiu chegar próximo a uma torre de celular e obteve sinal de celular. Assim, ele ligou para o Corpo de Bombeiros informando as coordenadas com a sua localização. Uma equipe de busca apoiada pelo helicóptero Águia 12 e o Grupo de Busca e Salvamento vasculharam a região íngreme e de difícil acesso onde o homem estava e o encontraram por volta das 10 horas do dia 30/01.

Um vídeo mostra o homem sendo içado do meio da mata com a ajuda do helicóptero. Após o resgate ele foi encaminhado para o pronto socorro de Mogi das Cruzes e se recupera dos dias em que sobreviveu em meio à mata.

A multa

Contudo, ele foi multado por acesso irregular e desacompanhado ao parque. Segundo informações obtidas pelo Jornal Estadão, a multa de R$ 10 mil foi emitida pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado (Semil).

Por questões de segurança, a visitação a trilhas, cachoeiras e rios nas áreas do Parque Estadual da Restinga de Bertioga é feita somente sob a supervisão de profissionais autorizados pela Fundação Florestal e pela Secretaria de Turismo e Cultura de Bertioga. Para visitar o local é necessário agendar por meio do site dos Parques Paulistas ou diretamente com a Associações de Monitores Ambientais.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário