Um resgate no Ojos del Salado – Chile

Tive um sonho estranho. Sonhei que resgatava alguém na montanha. Não dei bola, pois na altitude é normal sonhos estranhos e pesadelos. Pós café da manhã pelas 10h, eu e o Willian Bordin fomos para acampamento Tejos 5837 m com a finalidade de aclimatação e reconhecimento da rota 4×4.
Lá encontramos com a empresa Latitud Sur Expedition promovendo a competição de corrida mais alta do mundo, a Sky Race Ojos del Salado.

Os três montanhistas já em segurança.

Subimos ao final da estrada a 5900 m. O Willian dormiu no banco do carro, desci e peguei neve para a nossa caixa térmica. Ao voltar ao carro, vi ao longe duas pessoas descendo. Desci ao Tejos e não encontrei ninguém mais da competição. Será que eram dois competidores atrasados?

Adentrei o refúgio Tejos atrás de alguém e só haviam duas cargueiras e dois sacos de dormir sobre as camas beliches. Resolvi ir embora e dei uma última olhada estrada cima. Uma figura apareceu e acenou os braços num pedido de socorro. Rapidamente dei a volta e fui averiguar.

Um casal de chilenos que não fazia parte da competição. Fez cume no Ojos del Salado, mas o homem disse ser médico de UTI em Santiago e estava com Mal Agudo de Montanha (MAM). Com problema de visão e cuspindo sangue. Rapidamente ajudamos, ele inalou oxigênio e baixamos para o acampamento Atacama a 5200 m.

Guardamos tudo no seu carro e começamos o trajeto para mais baixo. Porém, o carro deles perdeu força, acendeu a luz do DPF (filtro de partículas diesel). Voltamos com o nosso carro até eles e tentamos de tudo para “dar um jeito”. Que não deu certo.

O agora “paciente” queria pernoitar a 5100 m do lado do carro estragado, mesmo com sequelas de MAM. Desejava mandar a esposa conosco para Copiapó atrás de ajuda mecânica. Foi um parto convencê-lo que pela sua saúde deveria ir conosco. “Paciente médico” realmente é difícil de lidar.

Enfim, consegui convencê-lo a pelo menos ir até Maricunga 3700 m conosco. Local com alguma infraestrutura, polícia e um posto médico de mineradora a menos de 1 km.

Com a descida ele se recuperou. Na chegada ambos nos agradeceram efusivamente pela ajuda. E já trataram de utilizar a telefonia móvel local para conseguir um guincho plataforma para buscar o carro estragado. Certamente um trabalho para o próximo dia.

Meu sentimento é de extrema alegria por talvez ter salvo uma vida e conquistado dois grandes amigos. A foto no final demonstra nosso sentimento mútuo por estarmos todos juntos em segurança.